Tráfego – o Sucesso do seu Negócio Online

tráfego-é-igual-a-dinheiroSem tráfego não há dinheiro. Esta é a ideia: Tráfego = pessoas = resultados = dinheiro.

Tráfego é o sucesso do seu negócio online.

Vamos dar um passeio. Você é um empresário e resolve abrir um negócio em um famoso shopping na cidade onde mora.

Para isso, antes de tudo, você faz uma pesquisa de mercado. Procura saber qual tipo de produto sua loja vai comercializar, em que local sua loja vai ficar. Se em um posicionamento estratégico onde ela possa ser vista por todos. Se os produto vão ser atrativos e de qualidade. Qual público você deseja alcançar.

Bem, você faz todos os estudos e análises necessárias para dar início ao seu tão sonhado projeto. Enfim, após tudo isso, chegou o momento de começar a tirar isso tudo do papel.

E como todo empreendimento que se prese, requer uma quantidade de recursos a serem investidos.

Então após alguns meses, fica tudo pronto.

loja em shopping

Sua loja é inaugurada, tudo no seu devido lugar, nome da loja, funcionários, produtos e estoque. Tudo está devidamente ok. Rodando!

Você está feliz e com grande expectativa e vislumbre de começar a colher os frutos de todo o investimento que foi feito.

Entretanto, com o passar de alguns meses, você, ao verificar os gráficos de produtividade, observa que as coisas não andam muito bem. O retorno não está vindo e parece que nada está acontecendo como previsto.

Imediatamente, você faz um estudo emergencial a fim de detectar a razão da tão baixa produtividade.

Atendimento, ponto estratégico, produtos atrativos, preço e marketing. Nada! Você não encontra nada que justifique. Até porque, você mesmo havia feito essas pesquisas antes de iniciar seu negócio.

Então em um fim-de-semana você parado em frente a sua loja, começa a notar algo que não estava no papel e nem nas pesquisas feitas anteriormente.

Você observa que o mais importante para que seu negócio tenha êxito não está acontecendo: pessoas entrando em sua loja.

Isso mesmo, material humano. O pilar mestre do seu negócio, a “artéria principal” está de alguma forma, obstruída.

E se não há pessoas dentro da loja, vendas não são realizadas e se isso não acontece, não há lucro (dim-dim, money, cacife, bufunfa, pila, grana, bolada e prata. Chame como quiser. Rsrsrs.).

Sem isso não há negócio que resista, concorda?

Agora, posso voltar na frase inicial desse artigo.

Sem tráfego não há dinheiro. Pois Tráfego = pessoas = resultados = dinheiro.

Então, como anda o seu negócio. E como está o tráfego direcionado para ele. Há tráfego?

Bem, se você é iniciante ou não no marketing digital e tem enfrentado esse problema, esse artigo vai te ajudar.

Nele iremos tratar sobre essa questão – tráfego – seus tipos e as formas de conseguí-lo para o seu negócio online.

Tráfego – o Pilar Mestre do seu Negócio Online

Como no exemplo, muitas pessoas iniciam o seu negócio na internet. Investem em cursos e treinamentos visando criar seu tão sonhado projeto e colocá-lo para rodar objetivando não apenas crescer, mas também terem seus lucros.

Pesquisam o mercado, definem o nicho de em que vão atuar, registram seu domínio, contratam sua hospedagem, desenvolvem seu blog, templates, plugins, aplicativos e ferramentas são adquiridos a fim de deixar tudo em funcionamento.

 trafego-o-pilar-numero-um

Mas com o passar do tempo, mesmo após todo esse trabalho, e que é necessário, percebem que o tráfego (pessoas) não está chegando ao seu blog.

De na adianta você ter um blog todo trabalhado, com conteúdo de qualidade, muito bem estruturado e funcional se as pessoas não entram nele.

E se as pessoas não estão chegando, é necessário que você vá atrás delas. Mas de que forma?

Primeiramente é importante conhecer os dois tipos de tráfegos existentes: O tráfego pago e o tráfego gratuito ou orgânico.

Vamos a eles:

Tráfego Pago

trafego-pago

O tráfego pago tem suas vantagens e desvantagens:

  • É a forma mais rápida de você conseguir, pois você estará pagando por ele;
  • Você terá um custo, gasto de dinheiro. Mas é isso, tudo que vai te gerar maior rapidez, qualidade e posicionamento, com certeza terá um custo envolvido;
  • Você terá menos trabalho para conseguí-lo, não que seja 100% dessa forma, mas a coisa vem meio que quase pronta;
  • Entretanto é um tráfego mais volátil e às vezes pode vir de forma não muito qualificada;
  • Pelo fato de ser pago, sua área de alcance se torna maior e mais rápida.

Tráfego Gratuito (Orgânico)

trafego-gratuito-organico

Assim como o anterior, ele também possui suas vantagens e desvantagens:

  • Você não terá que se preocupar com gasto de dinheiro, nele não há custo envolvido;
  • Em contra partida seu trabalho será maior. Você terá que “suar” mais a camisa para conseguí-lo;
  • E pelo fato de ser ter mais trabalho, consequentemente você irá demorar mais tempo para conseguir esse tipo de tráfego;
  • Porém, a meu ver, ele, depois de conquistado, se torna um tráfego mais seguro, mais firme e consistente;
  • É um tráfego que você conhece e se relaciona com ele, pois demandou certo tempo para conquistá-lo.

Entenda que não há uma regra para se trabalhar com esses dois tipos de tráfego. Digo isso porque cada caso é um caso.

Fato é, se você puder trabalhar com os dois é melhor. Agora, se a grana está curta, procure começar com o tráfego gratuito (sabendo de suas características). Depois, quando der, invista no pago também.

Agora, se você está com muita pressa e deseja resultados mais rápidos, comece pelo pago.

Mas lembre-se: Nunca fique apenas com o tráfego pago, pois se ocorrerem mudanças nos canais por onde isso ocorre, seu trabalho poderá ficar comprometido.

Agora que você já conhece os dois tipos de tráfego existentes, vamos analisar algumas dentre as muitas formas de conseguí-lo.

Formas de se conseguir Tráfego Pago

FaceBook Ads (anúncios) – Hoje podemos dizer que é a “batida do momento” pois muitas ou pode-se dizer que a maioria das pessoas convergem para essa forma de anunciar.

O FaceBook está em constantes mudanças, hoje os critérios para anunciar estão cada vez  mais rígidos e se você não ficar atento aos termos e condições para isso, poderá ter seu perfil bloqueado por eles.                                                                                    

Fica a dica. Muitas pessoas estão migrando para uma nova forma de se fazer anúncios – o Native Ads ou Native Advertising. Entenda melhor lendo esse artigo da Camila Porto –  Acesse o Artigo clicando aqui.

Google Adwords (anúncios) – Também é outra forma de se conseguir tráfego. Por meio de postagens e vídeos. 

Entretanto o custo pode ser um pouco alto e os critérios e condições são muito mais rigorosos, mas também é uma ótima opção.

anunciar-no-google-adwords

YouTube Adwords (anúncios) – Impulsione seus vídeos e assim aumente sua audiência e consequentemente o  tráfego para seu canal e blog.

Ao impulsionar seus vídeos você pode direcionar seu público para uma página de captura, direto para a inscrição no seu canal ou para o seu blog.

São muitas as formas. Os vídeos são uma ótima forma de gerar tráfego devido à facilidade de interação com as pessoas.

Guestposts (Outros Blogs) – Essa é outra forma muito interessante.

Você entra em contato com outros empreendedores que já conquistaram certa autoridade e referência dentro do segmento e propõe a viabilidade de postar um artigo de sua autoria.                  

Isso é claro, mediante o pagamento de uma importância acordada entre vocês.                                                                                                                                                               Para isso é imprescindível que seu blog já esteja todo estruturado e seu artigo seja memorável.

Foco, Impacto e Criatividade

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente a atualizações do blog!

Pois é evidente que a pessoa vai, antes de aceitar a proposta, dar uma olhada em seus trabalhos.

Comprando Listas (Desqualificado) – Essa é uma maneira também muito prática e fácil de adquirir tráfego, porém não muito recomendada, isso porque essas listas tendem a conter qualquer tipo de pessoa.

Ou seja, um tráfego volumoso, mas desqualificado.

Formas de se conseguir Tráfego Gratuito (Orgânico)

Por meio de Vídeos (Youtube e Vimeo) – Prepare seus vídeos e publique em seus canais, isso é claro utilizando as ferramentas necessárias para a captação de leads.

Quanto mais vídeos, maior sua interação e audiência. Agora, não se esqueça de sempre disponibilizar conteúdos relevantes;

Por meio de postagens no Google Plus (Perfil, Páginas, Comunidades e Comunidades próprias) – Aqui a ação pode ser mais diversificada, pois, além das postagens, você também pode publicar vídeos, slides, PDF’s, infográficos e mapas mentais;

Por meio de postagens nas Redes Sociais ( Perfil, Fan Page, Grupos e Grupos próprios) – Assim como no anterior, aqui você segue o mesmo procedimento. Porém quero te dar uma dica.  

Você pode usar esta ferramenta gratuita (https://hootsuite.com) . Por meio dela você pode postar em três mídias sociais utilizando a versão free.

Por meio de postagens em Blog (Pessoal) – Além de você poder utilizar o seu blog para postar seus conteúdos nas mais variadas formas, entendo que ele tem um papel fundamental servindo de “endereço” onde seu público poderá interagir com você.

publicar-no-blog

Por meio de Podcast (Gravação de Áudios) – Esse eu considero um meio muito simples e que não requer muito trabalho.

Podcast são gravações de áudios onde você pode abordar um assunto, dicas, passo a passo e macetes disponibilizando assim para que outras pessoas tenham acesso.

Por meio de Listas de E-mails (Autoresponder) – Outra forma muito comum de se conseguir tráfego é interagindo com sua lista (lead) de e-mail.

Após ter criado um relacionamento com sua lista, fica mais fácil utilizá-la para impulsionar algum tipo de conteúdo que seja relevante, atraindo assim mais tráfego.

Por meio de Interação nas Redes Sociais ( Facebook, Twitter, Instagran, Linkedin, e outros) –  No mundo online em que vivemos, onde todas as coisas “são para ontem”, se você tem essa dificuldade de lidar com as redes sociais, é hora de rever seus conceitos.

Pois se deseja alcançar tráfego para seu negócio online esse é um caminho que você precisa trilhar.

Por meio de GuestPosts (Outros Blogs) – Mencionei  novamente pelo fato de esse ser um meio que pode ser utilizado nos dois tipos de tráfego.

Isso porque existem empreendedores que apesar de terem conquistado sua autoridade e se tornado referência no mercado, entendem de forma diferente a importância desse gesto para quem está iniciando.

Segue a mesma forma de procedimento e siga as mesmas recomendações antes de fazer a proposta.

Bem, agora que você já conhece algumas formas para conseguir ambos os tipos de tráfego, sugiro que você faça uma análise e após isso coloque em prática.

Não tenho dúvida nenhuma que se você aplicar as dicas acima os resultados virão.

Entenda, isso não é uma regra, existem outras formas, mas achei conveniente colocar as que considero mais comuns e usuais. Veja e procure aplicar as que melhor lhe convém.

Espero ter ajudado, pois a intenção e meta do GuiaViverOnlineHoje.com é sempre, ser sempre um instrumento  facilitador para ajudar a você, caro leitor e a todos que buscam iniciar neste segmento tão fantástico e promissor  que é o Marketing Digital.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário.

Coloque seu e-mail abaixo para se juntar a várias pessoas bacanas do Guia Viver Online Hoje para receber novos conteúdos, vídeos e dicas .

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *