Template – A Escolha certa que fará toda a diferença

A escolha certa do template é um passo de grande importância. É essa escolha que vai definir tudo o que poderá ocorrer mais adiante com seu projeto.

Há muita controvérsia na hora de se escolher um template para o seu projeto.

Uma coisa há de se afirmar: O seu template é a vitrine da sua loja, ele é que vai retratar para o visitante (usuário) quem é você, o que você compartilha e a qualidade do seu produto e/ou serviço que você presta.

Digo que há controvérsias, porque muitos defendem o uso de template gratuitos enquanto outra vertente de pessoas afirma que os Templates premiuns (pagos) são incontestáveis.

Vamos esclarecer então as vantagens e desvantagens existentes entre eles.

Gratuito ou Pago?

Pagos

Esses templates são criados por empresas totalmente voltadas para esse fim. Após sua criação, são vendidos por sites diversificados.

As vantagens existem pelos seguintes motivos:

  • São muito bem estruturados o que consequentemente faz com que se adequem muito bem a qualquer tipo de nicho de mercado;
  • São muito mais completos e fáceis de customizar;
  • Possuem várias opções de layout e funções que já vêm incorporadas ao tema;
  • Proporcionam uma grande economia de tempo, pois possuem uma gama de formulários, fontes, imagens, palheta de cores e ícones que facilitam bastante no desenvolvimento e criação;
  • Pelo fato de ser muito prático e intuitivo; qualquer pessoa tem a capacidade de desenvolver ou criar seu próprio site/blog mesmo que não tenha muita experiência;
  • Apesar de toda facilidade, o usuário ainda pode contar com o apoio full time do suporte técnico caso necessite;
  • Possuem um painel de controle agradável aos olhos além de receber constantes atualizações.
  • Uma vez pago (uma única vez) ele é seu e de mais ninguém.

Se pensarmos em desvantagens, talvez ficaríamos no preço porque nem sempre todos tem a disponibilidade para investir inicialmente em um projeto.

Pois gastos iniciais e prioritários já foram feitos como a aquisição de um curso ou treinamento, o registro de um domínio e a contratação de uma hospedagem.

O que talvez poderia até acontecer e que na minha opinião acho pouquíssimo provável, é alguém possuir um template “literalmente” igual ao seu.

Gratuitos 

Existem muitos sites onde você pode encontrar bons templates gratuitamente, porém na sua grande maioria possuem uma estruturação muito básica, simplória.

Olhando por essa ótica, você vai encontrar sim algumas, mas não muitas vantagens.

  • Uma e a principal delas evidentemente é o custo zero;
  • Outra boa vantagem é que pelo fato da gratuidade, você dispõe de uma vasta galeria de boas opções que se enquadram a todos os nichos.
  • E por fim, pelo fato ser algo bem básico e simples, isso se reflete também no momento de você configurar. São na sua grande maioria fáceis de configurar.

Entretanto, suas desvantagens tendem a atrapalhar um pouco.

  • Devido à gratuidade tornam-se bem mais limitados;
  • As opções de customização são mínimas deixando você “engessado” na hora de buscar algo mais diferenciado;
  • E por consequência disso vão levar você a buscar mais desenvolvimento, ou seja, você terá mais trabalho;
  • Além de existir a possibilidade de ocorrerem “bugs”. Isso é um fato e pode atrapalhar em muito o seu projeto dependendo da etapa em que você estiver.
  • Apesar de também ser uma possibilidade para os templates pagos, você também pode “topar” com um site/blog semelhante o seu.
  • Ressalto que em minha opinião ainda acho isso muito difícil de acontecer, pois mesmo que as opções de customização sejam grandes ou pequenas, encontrar um site/blog “literalmente” igual ao seu seria semelhante a dois raios caírem no mesmo lugar.

O WordPress aqui seria uma ótima dica para começar com template gratuito, se for o caso.

Agora, fica aqui a minha recomendação. Se você no momento não tem condição de adquirir um template pago, ok. Use um gratuito, pois isso aconteceu comigo.

Mas tenha como prioridade o quanto antes mudar para um template pago, pois com a evolução do projeto, o volume de coisas realizadas tende a ir aumentando o que pode te dar um pouco de trabalho mais adiante no momento da migração para o novo template.  

Tem mais…

Ah! Você também tem a opção de utilizar os serviços das plataformas criadoras de sites como o Wix e GoDaddy as quais possuem templates para esse fim.

Bem, fato é que essa decisão precisa ser tomada e para isso é importante que você conheça alguns parâmetros na hora de escolher um template para o seu projeto.

Então vamos a eles.

Os cinco principais parâmetros a seguir na escolha do seu Template

# 01 – Confiabilidade

Comecei por esse pelo fato de que confiança é tudo. Você (seu site/blog) precisa passar confiança no momento em que o usuário tem acesso.

O usuário ao acessar seu blog precisa sentir-se seguro, ver que o ambiente onde ele se encontra inspira credibilidade. Isso faz toda a diferença.

Já sentiu “aquela” sensação de insegurança ao entrar em um lugar estranho? É exatamente isso que o usuário não deve sentir ao entrar em seu blog.

Independente de qual seja o nicho de atuação, a confiança deve ser o cartão de visita, o “tapete vermelho” para o usuário.

Ele deve ter o sentimento de satisfação e desejo de retorno.

# 02 – Praticidade

Já entrou em um local onde nada está no seu devido lugar? Isso me fez lembrar os inúmeros puxões de orelha que recebia de meus pais na minha infância.

Pois meu quarto e armário de roupas sempre era uma verdadeira bagunça. Vergonhoso não é? Rsrsrs. Mas no final eu sempre encontrava o que precisava. 

Quando você possui um template prático, as coisas são localizadas e visualizadas de forma mais fácil.

O usuário não precisa ficar “tentando” descobrir onde estão as coisas.

# 03 – Navegabilidade

Quando criança já teve a oportunidade de entrar em uma casa de espelhos em um parque de diversões?  Ou já resolveu pequenos labirintos naquelas revistas de passa tempo?

Esse é um sentimento indesejável. O usuário precisa saber ir e vir, sim é verdade, ter o caminho de ida e volta muito bem referenciado no seu site.

Localizar menus, entrar em contato com você, fazer uma pesquisa, voltar para a página principal e por aí vai.

Os caminhos precisam estar muito bem delineados para que não haja confusão.

# 04 – Responsividade

Nos dias de hoje onde a acessibilidade tem se diversificado cada vez mais, possuir um template responsivo é fundamental.

Pois o Google após suas atualizações em seus algoritmos tem dado mais atenção a sites e blogs responsivos fazendo com que estes sejam colocados em um posicionamento mais elevado.  

Pesquisas revelam que os acessos por meio dos dispositivos mobile como celulares e tablets também têm crescido estrondosamente.

Então se o seu template ainda não é responsivo, com certeza você deve estar perdendo uma boa parcela de tráfego para seu projeto.

# 05 – Otimizado para SEO

Pense sempre de forma a ver o seu site/blog em uma das melhores posições no ranqueamento do Google.

Para isso, seu template precisa estar voltado para a otimização dos mecanismos de busca do Google.

Ou seja, possuir:

  • Uma ótima estrutura de links internos;
  • Ter os títulos alinhados de forma correta, isto é, boa utilização das Heading Tags;
  • Breadcrumb, a famosa “migalha de pão”;
  • Ter posts relacionados;
  • Possuir boa pontuação na PageSpeed Insights do Google.

Além de outros atributos que o façam cada vez mais subir neste ranqueamento.

Bem, seguindo e acompanhando de perto esses cinco parâmetros e outros atributos mais, seu projeto já vai começar com o pilar mestre já fundamentado.

Então é isso. Agora faça uma boa escolha do seu template!

E aí, o artigo te ajudou? Então, compartilhe com os amigos. 

Você tem alguma dica extra ou dúvida? Então deixe seu comentário aqui abaixo e vamos interagir.

Forte abraço, muito sucesso!

Marcelo.

Ps.: Recomendo. Se você está em condição de adquirir um template pago no momento, então não hesite. Faça agora! Até se possível faça um esforço.

Abaixo vou deixar os três que considero de muitíssima qualidade na preparação do seu projeto; e o melhor é que são em português e isso já ajuda bastante.

Além de outros sites como: ThemeForest, Mojo MarketplaceElegantes Themes, Template Monster.

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *