Resiliência – O que é e dicas essenciais para se tornar uma pessoa mais resiliente

resiliencia-resiliente O que é resiliência? Você se acha uma pessoa resiliente?

Certa vez, quando atuava no segmento naval, tive a oportunidade de observar um fato muito interessante e que me levou a “olhar para dentro de mim mesmo”.

Estava no cais de atracação e uma embarcação de grande porte estava atracada. As amarras (cordas de nylon de alta resistência) prendiam-na ao cais em quatro pontos diferentes ao longo da mesma.

Entretanto, ao cair da tarde, o tempo mudou repentinamente. Fortes ventos e um temporal se formaram. Funcionários correram para o cais a fim de atender ao chamado da equipe local.

Devido aos ventos que se acometiam sobre a embarcação que estava no cais estavam empurrando-a para o lado oposto ao que estava atracada. As amarras começaram a se esticar, esticar ao ponto de sua espessura ficar à 1/3 do seu estado original.

Essas amarras são submetidas a vários testes e após aprovadas pelo controle de qualidade são liberadas para a comercialização. amarras - resiliencia-fisica

Mas voltando, os ventos ficaram tão fortes que uma das amarras não resistiu e rompeu-se, entramos em estado de alerta, pois a embarcação poderia se soltar e ser levada pelos ventos baía à dentro e causar algum acidente mais grave.

Mas felizmente as demais cumpriram o seu papel e resistiram firmes. Até que passado alguns minutos tudo voltou a sua normalidade. A tempestade foi embora.

E ao me aproximar do local e verificar os danos ocorridos, pude perceber que todas as demais amarras tinham voltado ao seu estado normal.

E foi nesse momento que pensei comigo mesmo: Que força extraordinária essa amarra suportou. E mesmo depois de tudo, ela voltou ao seu estado normal.

E comecei a fazer um alto-exame sobre minha capacidade de lidar com os problemas.

Com base nesse relato, quero compartilhar com você um pouco sobre esse termo: resiliência.

O que é resiliência? Quais as características de uma pessoa resiliente? Como se tornar uma pessoa resiliente?

Então vamos caminhar juntos.

Resiliência – O que é?

Resiliência é a capacidade que algo ou alguém possui de poder voltar ao seu estado original após sofrer uma situação fora do comum, crítica e/ou traumática.

No campo da psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades. (Wikipédia)

Na verdade, a resiliência existe em outras áreas como no campo da física, pois acredito que foi onde se originou inicialmente, no meio-ambiente e também na administração.

No meio ambiente, seria a capacidade de restabelecer seu estado original após um determinado tipo de agressão como: inundação, incêndio, desmatamento ilegal entre outros acontecimentos que venham a modificar completa ou parcialmente o ecossistema.

Na física é a capacidade de algo voltar ao seu estado normal após ter sido submetido a ações externas como estresse e tensão que podem levar ao dano ou a uma possível ruptura. Que no caso seriam testes.

Na administração está ligada aos processos de gestão de mudanças. Pessoas ligadas a essa área precisam ter um grande equilíbrio emocional em face aos problemas que surgem principalmente os ligados ao trabalho e que ocorrem diferente da forma que esperavam.

Agora, como entender a resiliência dentro do nosso contexto?

Muito simples; aqueles que trabalham com marketing digital e empreendedorismo, quase que constantemente vivenciam momentos de dificuldades no início e ao longo do processo de trabalho.

Desânimo, problemas financeiros, poucos resultados, apatia e até decepções fazem parte da trajetória daqueles que caminham dentro desse segmento. Mas fique tranquilo, nem sempre é assim.

desanimo-resiliencia

E mais, é verdadeiramente fantástico, apesar de todas as dificuldades que existem. E cá entre nós, seria muito fácil e sem graça se as dificuldades e desafios não ocorressem.

Velho Ditado:

“não podemos controlar os ventos que sopram no nosso barco, mas podemos ajustar as velas para chegarmos ao nosso destino.”

7 Características das pessoas altamente resilientes

Nº 01 – São pessoas facilmente adaptáveis 

pessoas resilientes tem a capacidade de agir de forma muito confortável com qualidades e comportamentos opostos. São pessoas muito bem resolvidas; sim, flexíveis, tanto mental como emocionalmente. Elas conseguem com muita tranquilidade ser ao mesmo tempo sérios e brincalhões, fortes e gentis, lógicos e intuitivos e calmos e entusiasmados;

Nº 02 – Controlam muito bem suas emoções e impulsos 

Essas pessoas sabem que emoções e impulsos devem estar de “mãos dadas e sempre em harmonia”.

Não apenas conseguem lidar controlando as suas próprias emoções em face de um problema como também tem a capacidade de influenciar de igual forma aqueles ao seu redor.

Com essa atitude não se desgasta e nem desgasta emocionalmente a família, os amigos, os colegas de trabalho, quando enfrenta momentos difíceis e de grande tensão. 

Além de saberem regular a intensidade dos seus impulsos no sistema muscular, ou seja, controlando melhor seus nervos e músculos a fim de administrarem melhor suas emoções.

Você se lembra de coisas que falou e ações ou reações que teve e minutos depois se arrependeu amargamente? Então, é exatamente essa a ideia. Evitar que fatos como esses não venham a acontecer na sua vida pessoal e profissional.

Elas têm a grande capacidade de criar emoções positivas e otimistas em momentos de crise e conturbados.

Nº 03 – Possuem a capacidade de sondar o ambiente 

Elas têm a capacidade de fazer uma varredura de todo o local, ou seja, estudam minuciosamente as causas dos problemas e adversidades a fim de poder lidar melhor com as circunstâncias e não ficarem em posição desfavorável ou de risco. Apesar de todo o “tremor”, conseguem permanecer de pé e firmes.

Crie o hábito de ter consciência do cenário atual para ter subsídios e informações para poder desenhar e projetar com confiança e segurança o cenário que deseja.

Nº 04 – São muito criativas e intuitivas 

As pessoas resilientes analisam os conflitos, problemas e dificuldades sobre vários aspectos a fim de criar inúmeras soluções para os mesmos.

Utilizam a intuição a seu favor como fonte de dicas e orientações e continuamente ampliam sua criatividade na busca de novos horizontes.

Nº 05 – Priorizam sempre boas amizades e relacionamentos saudáveis

Isso é como o oxigênio que respiramos, é semelhante ao “ar puro da montanha”. Várias pesquisas apontam que o apoio social é fundamental para a pessoa resiliente.

equipe-resiliencia

Nunca levam o fardo sozinhas, pois sempre procuram contar com quem conversar e “aliviar a bagagem”, falando com familiares, amigos e mentores.

Isso é extremamente útil, pois aumentam a autoestima e confiança além de diminuir os impactos das intempéries.

Nº 06 – Possuem empatia e preocupam-se em alcançar as pessoas 

Pessoas resilientes possuem essa virtude. Tem a capacidade de compreender as emoções e sentimentos das outras pessoas.

Na verdade, a melhor maneira de compreender e conquistar o outro é colocar-se no lugar dele(a). E essa atitude gera conexão, aproximação.

Mas lembre-se. Para ter amigos (as) é necessário ser amigo (a). E ter uma boa rede de pessoas com quem se conectar faz parte da resiliência.

Nº 07 – A cada ano que passa, estão cada vez melhores 

Assim como o bom vinho se torna cada vez melhor com o passar dos anos, assim é a pessoa resiliente.

Pois com os anos, tornam-se cada vez mais resilientes, competentes, de temperamento clean e alertas. Não perdem mais tempo tentando sobreviver com fazem os demais.

Concentram seus esforços no presente e miram no futuro. Pessoas resilientes invariavelmente fazem com seu futuro seja maior do que o seu passado, pois não se acomodam em suas conquistas.

Agora que você conhece algumas características das pessoas que são altamente resilientes. Sendo assim, saberá reconhecer uma pessoa resiliente por meio de sua conduta e observando esses traços.

Onde a Resiliência se origina?

Mas pessoas nascem resilientes? Não sei, mas acredito que todos nós temos a capacidade de herdar talentos assim como desenvolvê-los ao longo de nossas vidas.

Por exemplo. Um pai superprotetor pode interferir negativamente quando poupa seu filho de viver uma experiência embaraçosa ou traumática em que traços de resiliência podem estar apenas esperando o momento exato para desabrochar.

Em contra partida, indivíduos (pessoas comuns como eu e você) podem desenvolver de forma natural atitudes de resiliência face aos problemas, situações críticas e estresse. Ou até exercitá-las como uma disciplina pessoal.

resiliencia-ponto-de-partida

É evidente que tornar-se uma pessoa resiliente não ocorre da noite para o dia. Mas creio que com muita disciplina, determinação e força de vontade o objetivo pode ser alcançado.

Sendo assim, vamos ver quais passos são necessários para que possamos nos tornar pessoas mais resilientes.

7 passos com dicas essenciais para que você se torne uma pessoa mais resiliente

Dica 01 – Procure encarar as mudanças e dificuldades como oportunidades para você

Quem achar que passar por dificuldades ou mudanças é bom que atire a primeira pedra!

É claro que passar por situações como essas não nos traz nenhuma alegria. Mas é preciso entender que ao passar por elas, somos forjados.

Uma pedra preciosa em seu estado bruto sofre o desbaste e o lapidar nas mãos do joalheiro até que esteja pronta para exercer seu papel de glamour em um anel ou colar.

Aquela fruta bonita, com cores vivas e suculenta aos olhos que você aprecia na prateleira do supermercado, sofreu e passou por muitas situações até chegar a sua mesa. Chuva, ventos, pragas, pássaros e insetos além do transporte.

Entenda que após passar pelo processo de mudança e dificuldades você terá amadurecido, se fortalecido e tornou-se mais convicto.

É aceitar e se resignar entendendo que toda mudança é uma oportunidade de crescimento. É ter e compreender que as dificuldades a serem enfrentadas irão trazer essa possibilidade inevitavelmente.

Dica 02 – Procure desenvolver, conquistar e praticar a autoconfiança

A autoconfiança nos remete a segurança.

Tornar-se autoconfiante faz com que você esteja seguro quando se deparar com situações adversas.

Não irá retroceder e nem vacilar. Permanecerá firme e seguirá adiante não importando o tamanho do desafio.

E que emana sua autoconfiança acaba por contagiar aqueles que estão a sua volta.

Dica 03 – Desenvolva e aplique o controle emocional

A atitude equilibrada, controlada emocionalmente, faz com que o indivíduo possa agir com mais calma e ajuda-o a não perder o foco.

equilibrio-emocional-resiliencia

Quem procede assim tem a capacidade de expressar adequadamente suas emoções o que lhe confere enfrentar e sobrepor as mais difíceis e complexas situações.

Agir com flexibilidade em face dos problemas não é demonstração de fraqueza.

Denota maleabilidade para receber os “impactos” provenientes destes e faz com você que tenha mais fluidez para buscar soluções.

Dica 04 – Cultive a empatia

Em um ambiente de trabalho, onde as relações são intensas e frequentes, ter uma postura resiliente exige que se tenha uma boa dose de empatia.

E a maneira mais sensata e sabia de se conquistar a empatia além de minimizar e solucionar desavenças e pequenos conflitos é saber se colocar no lugar do outro.

Muitas vezes a pessoa resiliente age como o pai ao conversar com seu filho pequeno.

Ele não fica em pé, pelo contrário, ele senta e nivela sua altura ao do seu filho. Facilitando ao máximo o canal de comunicação, entrando em seu “universo”. Isso é fantástico.

Dica 05 – Seja reflexivo

A pessoa de atitude resiliente possui a capacidade de manter a serenidade e equilíbrio enquanto tudo está “desabando ao seu redor”.

reflexivo-resiliente

Essa postura lhe beneficia grandemente, pois com ela, terá como ponderar e analisar sobre todos os aspectos como lidar com as dificuldades.

E isso vai lhe assegurar os meios para encontrar as melhores soluções para os problemas existentes.

Dica 06 – Desenvolva a sociabilidade

Quando se fala em sociabilidade logo nos lembramos de conectividade.

Criar conexão com as pessoas é fundamental para que se tenha um bom relacionamento interpessoal.

Quem tem essa característica de se conectar, acaba por gerar vínculos com as outras pessoas e no trabalho isso é fundamental.

Trazendo para o nosso contexto. Quando você cria uma conexão com o seu público alvo, sua lead ou audiência, você está se relacionando com eles, e ao desenvolver a sociabilidade, você os apoia, entende, ajuda e escuta e isso gera reciprocidade.

Dica 07 – Tenha sempre um plano B

Já teve aquela sensação de não saber o que “vem depois da curva”? Pessoas resilientes procuram sempre se antecipar aos acontecimentos.

Mas fique atento (a), isso não pode virar uma paranoia.  😯 

Com essa conduta elas têm mais facilidade em lidar com as adversidades, pois estão munidos de um olhar mais estratégico e preventivo para com as mesmas.

Ter o hábito de visualizar possíveis soluções, para eventuais crises, imprevistos ou problemas é uma boa ideia. (mas cuidado! 😆 )

Tipo: O que você faria de fosse demitido amanhã? Ou Como reagiria se assumisse uma nova equipe? Na verdade, o bom de ter sempre um plano B é que se tem a sensação de ter algum controle sobre os acontecimentos.

planob-resiliencia

Mesmo que em alguns momentos ou quase sempre, a solução seja desagradável, ela ainda é melhor do que a ótica de mergulhar em algo desconhecido.

Enfim, ser resiliente é uma virtude recomendada. Ser resiliente e ter resiliência é também ser uma pessoa que possui uma grande capacidade de superação, recuperação, força, resistência e adaptabilidade face aos problemas, pressões e dificuldades.

Como disse mais acima não é nada fácil tornar-se resiliente mas, como já disse em artigos anteriores, nós somos capazes de coisas que nem imaginamos.

Certamente, todas as conquistas e êxitos humanos exigem suor, labor, sangue e muita tolerância de nossa parte.borboleta-resiliencia

Assim, seja como as borboletas: prontas para voar alegremente mesmo com ventos contrários e sopros enfurecidos pelo caminho.

Portanto, vamos à luta e sigamos firmes nesse propósito!

Sucesso e até a próxima!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *