7 Dicas Simples e Fáceis de Como usar o Instagran para Promover seu Negócio

O Instagran é uma das redes sociais que está em franco crescimento. Recentemente, segundo uma pesquisa realizada, a rede já bateu a expressiva marca de 500 milhões de contas ativas em todo o mundo.

Sim, isso mesmo e continua crescendo, e sendo que desse total de contas, 35 milhões pertencem a nós brasileiros. O que corresponde a 7% do total mundial. (fonte – O Globo).

Então a conta é bem simples, se diariamente o Instagran tem 300 milhões de acesso pelo mundo, nós brasileiros somos responsáveis por 21 milhões desse total (7% em se tratando de acessos).

Sendo assim, se você que possui um negócio seja ele digital ou não, o que está esperando? Não perca tempo e aproveite essa vibe para embarcar seu negócio nessa rede que cresce a cada dia.

Porém, antes de você utiliza-lo em seus negócios, cabe observar alguns números interessantes:

  • São publicadas 95 milhões de fotos/vídeos todos os dias;
  • 4,2 bilhões de “curtidas” por dia são realizadas no Instagram;
  • Gênero: 53% são mulheres e 47% são homens;
  • Faixa Etária: 67% estão entre os 18 a 34 anos;
  • 95% dos usuários possuem conta no Facebook e/ou Twitter.

                                                                              Fonte: G1 Junho/2016 

Agora que você teve acesso a esses dados, é hora de “arregaçar as mangas” e por seu negócio nesse mercado.

Foi pensando nisso que preparamos 07 importantes dicas, simples e fáceis, que vão te ajudar nesse processo. Então vamos a elas.

Dica 01 – Crie Hashtags de Compartilhamento

Bem antes de tudo, cabe você saber o que é uma hashtags, para que elas servem e como você pode usá-las a seu favor.

Na verdade seu uso começou no Twitter e depois se espalhou nas demais mídias sociais hoje existentes.

Então Hashtag nada mais é do que uma palavra-chave que vem antecedida por uma cerquilha (#) ou “joguinho da velha” onde as pessoas atualmente utilizam para definir o tema do conteúdo compartilhado nas redes sociais.

Sendo assim, elas servem para ajudar na segmentação de um determinado tipo de conteúdo facilitando as buscas para os usuários.

Aqui vale a dica: Motive! Isso mesmo; incentive seus seguidores a postar imagens relacionadas a seu produto e/ou serviço através de hashtags específicas.

Agora ficou fácil. Então para utilizar um hashtags ficou bem simples. Basta colocar o “joguinho da velha” e logo após ele, inserir a palavra-chave que melhor classifica o seu artigo (por exemplo).

Ah! Não se esqueça de colocar as palavras todas em sequência (todas juntas), pois os espaços não são identificados.

Veja o exemplo: #comousaroinstagranemseunegócio

Viu como é tranquilo?! Ao usar as hashtags de compartilhamento fica fácil você identificar quais pessoas usam seu produto e/ou serviço, o que elas pensam sobre ele além de muitas outras ações que vão redundar em uma maior proximidade com seu público.

Dica 02 – Nome e Perfil voltado para seu Negócio (Nicho)

Outra maneira de adequar o Instagran para seu negócio e já fazendo algumas mudanças que vão fazer uma grande diferença.

A primeira delas é mudar o nome do seu perfil para o nome da sua marca ou empresa. Isso mesmo!

Exemplo disso foi pesquisar o termo #empreendedorismo que me deu um retorno de 1.032.892 publicações. Porém, ao trocar por #marketing obtive um retorno de 10.080.586 publicações.

Dessa forma ficará mais fácil de encontrar uma vez que estará usando uma palavra chave ligada ao seu nicho de atuação, aproveite também para fazer o mesmo ao editar seu perfil.

Faça-o de forma que seu perfil identifique seu negócio. Na biografia descreva sua empresa de forma clara e objetiva, seu serviço ou produto e o que ela faz (oferece) e coloque a logomarca da sua empresa no local da foto.

Uma maneira bem simples e prática de descrever sua empresa é colocando ícones representativos (emotions) ao editar cada tópico do seu perfil.

Ao listar os tópicos, não deixe de mencionar seus outros canais sociais (Fanpage, Youtube, Twitter, Pinterest ou Snapchat) e link de acesso ao blog caso exista.

Esta ação é importante a fim de que você possa também estar redirecionando mais tráfego para estes outros locais aumentando assim seu engajamento.

Ah! E não se esqueça de mudar seu perfil para Instagran Comercial. É muito fácil, basta ir nas configurações da sua conta e clicar em “Mudar para perfil comercial”.

Na sequência vincule sua conta a uma fanpage do Facebook para assim ter acesso à plataforma do Instagran para Negócios. Nela você vai encontrar uma série de ferramentas que irão facilitar seus negócios.

Dica 03 – Integre seu Perfil do Instagran a outras Redes Sociais

Atualmente isso já se tornou uma atividade comum entre as mídias sociais. Um exemplo disso é o Youtube que está diretamente vinculado ao Twitter e Google Plus. Isso é claro mediante sua permissão.

Uma vez que você permite a integração, ao postar um vídeo no seu canal, este também será replicado nas demais mídias mencionadas acima.

Portanto, com o Instagran não seria diferente. Além de possuir integração com o Facebook e Twitter, você também pode por meio das configurações, vincular o Instagran a outras contas de mídias sociais.

Fazendo isso você vai manter sempre seus demais perfis atualizados além de estimular seu público a acompanhar sua empresa e outros canais de comunicação.

Dica 04 – Mostre Seu Backstage (Bastidores do seu Negócio)

Essa é uma dica muito bacana, pois uma vez que você “chama para dentro” seus seguidores para conhecer um pouco do que há por detrás do seu negócio, você os traz para perto de você.

Agindo assim você está fazendo com que eles passem a conhecer os bastidores, seu dia a dia, você gera neles o sentimento de proximidade e intimidade com o seu produto ou serviço que você presta.

evento-bastidores

Digamos que você está desenvolvendo algo, tipo um produto ou serviço. Mostrar etapas do processo (moderadamente), compartilhar algumas vantagens e benefícios é também uma boa maneira de afirmar o compromisso e seriedade do seu negócio.

Veja como montar um negócio digital do absoluto zero. Passo a passo e aplicável a qualquer tipo de segmento.  CLIQUE e Baixe o E-book gratuitamente!

Dica 05 – Foque sempre em Melhorar seu Conteúdo

Isso me fez lembrar aquele comercial de refrigerante onde se dizia “imagem não é nada, sede é tudo”. No Instagran isso funciona totalmente ao contrário.

Imagem é tudo, e tudo mesmo! Você já observou que tudo que aparece no Instagran está voltado e focado em imagens.

Sendo assim, fuja da baixa qualidade, montagens mal elaboradas, problemas com nitidez e ângulos ruins. Isso só vai prejudicar você e seu negócio.

E caso você tenha dificuldades, deixo aqui o link de dois que eu considero os melhores editores de imagens. Com eles você pode fazer “tudo” e mais um pouco.

Ambos são muito fáceis de usar, pois são bem intuitivos e o mais legal é que podem ser utilizados no seu computador ou baixar no IOS ou Android.

>>>>>> www.canva.com  e o www.pixlr.com <<<<<<

E não se esqueça:

>> Procure sempre pensar dessa forma – cada imagem ou foto é uma história e tenha certeza, isso muda tudo.

>> Procure ter equilíbrio no que você posta, pois é sua imagem e seu negócio que está em jogo. Portanto tenha e mantenha um critério em suas postagens.

>> Tenha consistência nas suas postagens, pois se você mantem uma rotina, ou seja, uma periodicidade, consequentemente terá mais postagens em seu feed e isso lhe trará mais curtidas.

>> E o mais importante para mim! Passe uma energia contagiante, algo que motive, desperte e mexa com seus seguidores. Pense sempre em qual sensação você está passando em cada foto ou imagens.

Dica 06 – Frequência de Postagens e Respostas aos Comentários

Hoje se você não interage com o seu público, seguidores, o que for… Esqueça! Pois seu negócio está enfadado à ruína.

Atualmente como crescimento exponencial em número, tipos e qualidades das mídias sociais, é fundamental que você se relacione com pelo menos as que mais se assemelham ou se adequam ao seu tipo de negócio.

Digo isso até por uma questão de prudência e equilíbrio. Pois convenhamos, de nada adianta estar presente em inúmeras redes sociais se você não dá conta de interagir com os seus seguidores que se encontram presentes em cada uma delas.

Isso só iria prejudicar a sua imagem e de seu negócio.

Se você observar, quando se fala em relacionamento e interação, nos remetemos a uma rua de duas mãos.

As pessoas, quando se conectam com você, elas interagem, compartilham, curtem, replicando comentários, postagens e hashtags. Portanto, a reciprocidade deve ser um fato.

Você precisa responder e se relacionar com seus seguidores. Isso gera respeito, aproximação, fidelidade e fortalece a conexão com elas.

Foco, Impacto e Criatividade

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente a atualizações do blog!

Portanto deixo aqui um exercício diário para você melhorar o engajamento do seu negócio:

>> Comente, compartilhe e curta diariamente “algumas” fotos dos seus seguidores;

>> Retorne os comentários que recebeu em suas publicações;

>> Marque e/ou mencione seus clientes quando responder a uma postagem;

>> E por fim, também mencione pessoas (referências) em publicações.

Dica 07 – Promova seus Produtos – “Revista Online”

Assim como o Pinterest lhe dá a opção de utilizá-lo como um verdadeiro mural, isso mesmo! Uma parede virtual onde você pode colocar e partilhar fotos, imagens e vídeos, com o Instagran você partilha do mesmo benefício.

Imagine uma revista online com diversas seções onde você pode postar imagens, fotos e pequenos vídeos, tudo isso vinculado a seu produto e/ou serviço (sua empresa). Sim, tudo isso é muito bacana.

Mas cuidado para não se perder e acabar “poluindo” sua revista, pois as pessoas estão à procura de conteúdos que agreguem valor e histórias com as quais elas podem se conectar.

Portanto, tenha foco em suas publicações e nada de postagens sobre vendas de produtos e serviços.

Pode parecer contraditório, mas não é. Entregue e agregue valor na vida das pessoas por meio dos seus conteúdos de forma que estes estejam de alguma forma, “vinculados” à sua marca.

O resto é consequência.

Conclusão

Bem, então é isso. Espero ter ajudado você com estas dicas matadoras que sem dúvida nenhuma vão te ajudar em muito a explorar o Instagran em toda sua totalidade em favor do seu negócio.

Coloque-as em prática e comece a colher os resultados.

Se o artigo te ajudou, compartilhe nas redes sociais!

Se você tem alguma dica extra ou dúvida, deixe seu comentário logo abaixo e vamos interagir!

Forte abraço e Sucesso!

Marcelo.

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *