Palavra-Chave – O segredo que abre as portas para seu texto

escrever-com-palavra-chave-correta
Imagine o quadro. Você acordou totalmente inspirado hoje.

Sentou-se para escrever aquele artigo fantástico. Você se deleita durante todo o processo de preparação.

Imaginando que após a publicação do seu conteúdo, o mesmo iria explodir de tantos acessos.

E no final você percebe que nada aconteceu. O número de acessos para a leitura foi muito baixo, quase perto do zero.

Aí você faz a fatídica pergunta: O que eu fiz de errado? Estava tudo “maravilhoso”.

Desagradável não?

Mas fique tranquilo, também passei por isso até aprender e entender a importância da “chave”.

Na verdade, pode ter acontecido algo muito comum.

Muitas pessoas ao começarem a escrever seus textos, não atentam para a busca da palavras-chave.

Mas afinal, o que são as palavras-chave?

O que são palavras-chaves?

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas ainda tem suas dúvidas sobre o que é de fato uma palavra-chave.

o-que-sao-palavras-chaves

Então vamos à definição:

Palavra-chave é a palavra, termo ou expressão que as pessoas vão digitar a fim de pesquisar nos mecanismos ou motores de busca quando a intenção é encontrar uma resposta ou uma solução ou saída para seus problemas.

A keyword (palavra-chave em inglês) é a principal palavra, termo ou expressão que vai descrever o assunto ou termo do seu conteúdo.

Portanto, é o que caracteriza o seu conteúdo, aquela palavra ou termo que os usuários vão buscar em um site de pesquisas (Google, Bing, etc.) para encontrar o seu texto.

Na verdade, é aonde tudo começa, e não se esqueça, é o fator determinante tanto para buscadores como para usuários no tocante ao número de visitas e/ou acessos que seu blog/conteúdo irá receber.

Sendo assim, como encontrá-la?

Como definir, encontrar ou localizar qual Palavra-chave usar em meu conteúdo?

Existem ferramentas que podem ajudar em muito no momento de você pesquisar a palavra-chave que servirá de “norte” para que seu conteúdo seja encontrado mais fácil e rapidamente.

Seguem abaixo algumas delas:

  •  Google Adwords (Planejador de Palavras-chaves)
  •  Google Suggest (Instant)
  •  Google Trends
  •  Pesquisas relacionadas (fica no final da primeira página após pesquisar um assunto)
  •  Yahoo respostas
  •  Uberssugest.com (deixando claro que este não tem nenhuma relação com a nova modalidade de taxi na atual conjuntura). Rsrs.

 

pesquisa-de-palavra-chave

De maneira resumida, essas ferramentas irão ajudar você em:

  1. – ver o que as pessoas estão buscando com mais frequência.
  2. – perceber o número de vezes que esse assunto é buscado durante o mês.
  3. – verificar o nível da concorrência.
  4. – ter mais ideias para palavras-chaves

Siga as dicas:

– Entenda a persona para qual você escreve. Ou seja, aquilo que você se propõe a escrever deve responder às dúvidas e anseios daqueles que estão lendo o seu conteúdo.

– Observe os sinônimos. Muitas vezes, uma palavra que você modifica ou verifica no planejador pode separar de 10 a 30 mil pessoas no tocante a busca.

– Troque de posição. Isso mesmo; pense comigo: Você é usuário, um potencial cliente a comprar produtos ou contratar serviços. Precisa resolver um problema.

Como você procuraria na internet? O que você digitaria na sua busca?

Essa também é uma boa maneira de você encontrar a palavra-chave eficaz.

– Faça uma pesquisa da sua concorrência. Você pode verificar o que eles não estão fazendo e colocar em prática a seu favor. Ou descobrir boas ideias, dar um “up” e implementar no seu negócio.

– Defina qual a sua estratégia. Quanto mais específico melhor.

Pois apesar de você ter um tráfego e competitividade menor pelo fato de ser específico, sua conversão tende a ser maior, pois você está atacando a real necessidade do seu público.

Importante: PALAVRA-CHAVE = PÚBLICO ALVO.

Por que as palavras-chaves são tão importantes para o seu negócio?

No final do filme “A lenda do Tesouro Perdido”, Ben Gates (Nicolas Cage) estava com seus amigos presos em uma tumba e sem saída.

Porém, ao observar o vento por uma fresta na parede e um encaixe na mesma semelhante ao de uma chave, lembrou-se de um cachimbo (encontrado no começo do filme) que ficou com ele durante toda a aventura.

Juntou o cachimbo com o seu cabo e colocou no encaixe da parede.

Maravilha! Ele foi a chave para encontrarem a saída e principalmente o Tesouro dos Templários avaliado em milhões de dólares.

palavra-chave-certa

É exatamente isso! Quando você encontra as palavras-chaves e as encaixa com perfeição, elas irão abrir as portas do seu conteúdo para o universo da internet.

Elas representam a diferença entre seu conteúdo ser encontrado, lido, compartilhado e curtido ou simplesmente não ser acessado por desconhecimento ou ignorância completa.

As keywords são importantes porque vão ajudar você a melhorar o ranqueamento do seu texto e consequentemente seu blog.

Isso, é claro, se você buscar e definir de forma correta as suas keywords.

Saiba que uma vez encontrada a palavra-chave, ela será o alicerce e também a responsável por toda estrutura do seu texto (conteúdo).

Para o Google, a quantidade de vezes que uma palavra-chave é repetida em uma página, já é um indício da sua importância no contexto daquela página.

O que é Head tail and Long tail keywords?

Na sua maioria, as palavras-chave head tail são compostas por uma ou duas palavras e representam todo o segmento do seu negócio, daí a possibilidade de se desmembrar em vários conteúdos.

Entretanto, pelo fato de serem muito genéricos, estes termos possuem um volume de busca muito elevado.

head-tail-and-long-tail

Imagine um tronco de árvore com seus inúmeros galhos e ramificações. A head tail keyword é representada pelo tronco (caráter genérico).

Isso significa que pelo fato de possuir um caráter genérico, o tráfego tende a ser maior, pois o número de pessoas buscando pela palavra “genérica” é muito maior.

E consequentemente a sua competitividade também irá se refletir da mesma forma, pois, a busca para um melhor ranqueamento vai se comportar da mesma maneira.

Entretanto, o número de conversões tende a diminuir. A razão se dá pelo fato de ser uma palavra (ou duas) genérica, isto é, não específica (visando a persona de forma mais específica).

Exemplo. Uma pesquisa (fictícia). Quantas pessoas gostam de sol?

– 25.000 pessoas respondem sim.

Segunda pergunta: Quantas pessoas gostam de trabalhar no sol?

– 5.000 pessoas respondem sim e 20.000 não.

Terceira pergunta: Quantas pessoas gostam de trabalhar no sol usando terno e gravata?

– exageradamente 50 pessoas respondem que sim e 24.950 respondem não.

Deu para entender?

Não é que seja impossível obter um bom ranqueamento de uma head tail, mas para que isso seja possível, será necessário um trabalho mais intenso e pontual de marketing em conjunto com outras técnicas.

Em contra partida, os galhos e ramificações representam as long tails keywords (caráter específico).

Isso significa que, diferente da head tail, ela possui um caráter específico, o tráfego tende a ser menor, pois o número de pessoas buscando pela palavra “específica” será muito menor.

E consequentemente a sua competitividade também irá se refletir da mesma forma, pois, a busca para um melhor ranqueamento vai se comportar da mesma maneira.

Entretanto, o número de conversões tende a aumentar. A razão se dá pelo fato de ser um termo ou expressão mais específica, isto é, visando algo mais pontual.

Exemplos de Head tail: Marketing, Blog e Vídeo.

Exemplos de Long tail: Marketing de Afiliados da Região Norte, Blog de Musculação Sadia e Vídeo aula de Matemática.

Relação – Palavras-chaves x SEO

Quando falamos de otimização para que seu blog fique bem posicionado nas buscas o emprego das palavras-chaves é algo recorrente e altamente eficiente.

Como técnica de SEO(Search Engine Optimization) as keywords devem ser usadas de forma estratégica, pensadas e definidas dentro de um planejamento efetivo da sua estratégia de marketing.

palavra-chave-e-SEO

Keywords x title

Não é apenas o título do seu blog que deve conter a palavra-chave previamente definida.

É fundamental que a ela esteja presente no título de SEO, pois é exatamente ele que irá aparecer quando seu conteúdo for exibido nos mecanismos de busca nas pesquisas realizadas pelo Google assim como nos compartilhamentos nas redes sociais. 

Keywords x meta description

Antes de entrarmos na questão de otimização do seu blog, faz-se necessário lembrar e dar a devida atenção a meta descrição. Mas afinal, o que é uma meta descrição?

Sabe aquele pequeno resumo que fica logo abaixo do título que aparece em azul?

Então, isso é a meta description, é uma descrição do seu conteúdo que é apresentado ao Google.

Preferencialmente, a palavra-chave deve estar presente no início desta descrição.

Deve ser elaborada visando, quase que induzindo o usuário a uma chamada para ação (CTA – call to action). Pense em algo atrativo.

Keywords x URL

A melhor forma de utilizar a URL é inserir a palavra-chave dentro dela. Procure criar um endereço que seja claro e objetivo (auto-explicativo).

A devida atenção ao endereço da página é outro ponto importante para a otimização dos conteúdos não se limitando apenas na criação de URL’s amigáveis.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário.

Coloque seu e-mail abaixo para se juntar a várias pessoas bacanas do Guia Viver Online Hoje para receber novos conteúdos, vídeos e dicas .

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *