Motivação – 7 Atitudes Fundamentais

motivacao2Você acordou motivado (a) hoje? Você se acha uma pessoa motivada? Você acha que motivação tem a ver com uma característica do indivíduo ou um estado momentâneo?

Bem, fato é: a motivação te leva à ação a fim de que você atinja um objetivo específico.

Acompanhe meu raciocínio. Quando um agricultor lança a sua semente em terra, ele não sabe se vai chover ou não. Ele simplesmente toma a atitude. A semente não vai parar na terra sozinha. Existe uma iniciativa.

Você quando começou a andar. Como foi? É claro que você não se lembra. Rsrs. Mas com toda certeza, você não saiu andando da noite para o dia.

Tudo foi processual. Primeiro você aprendeu a sentar, ficar ereto, firme. Depois começou a engatinhar, aí mais adiante, ficou a primeira vez em pé.

Manteve o equilíbrio e até que como um raiar do dia deu o seu primeiro passo. E hoje não há limites para onde você queira ir. Não é isso?

O que eu estou querendo dizer com isso é que nada na vida vem de “mão beijada”. Em tudo e para tudo temos que dar o primeiro passo. Nossa participação é fundamental.

Homens como Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook) e Flavio Augusto (Geração de Valor). Não se tornaram o que são simplesmente ficando de braços cruzados. Trabalharam e suaram muito a camisa.

Poderia citar muitos outros exemplos de pessoas bem sucedidas.

Ser ou estar motivado?

Agora, voltando para a pergunta inicial, acredito que a motivação deve fazer e ser parte integrante do indivíduo.

É interessante, pois quando pensamos em motivação, sempre somos remetidos a algo ou alguma coisa a ser atingida ou alcançada.

Acredito que devemos ser sempre motivados. Ahhh! Mas aí você vai me dizer: “Fulano não acordou motivado hoje ou isso ou aquilo…”  🙂  

Sim, você tem toda a razão. Na verdade existem dois tipos de pessoas: as que são motivadas por natureza, onde a motivação é um traço característico do indivíduo, essas pessoas estão sempre motivadas, otimistas, animadas e “pra cima”.

E existem aquelas pessoas que precisam de uma dose de motivação para seguir adiante. Aquelas que são sazonais, hora estão motivadas, hora não. Quase sempre precisam daquele “empurrãozinho motivador” .

Qual delas você é?

Bem, fique tranquilo (a), pois se você é daqueles (as) que se enquadra no segundo tipo de pessoas, nem tudo está perdido.

Pois existem formas pelas quais uma pessoa pode desenvolver sua motivação por meio de hábitos, costumes e atitudes.

Por isso vou compartilhar com você atitudes que se colocadas em prática vão levar você a estar sempre motivado (a).

Mas antes, você deve estar se perguntando: Por que ele está falando sobre motivação?

Estou tocando nesse assunto porque, não apenas no empreendedorismo, mas também no marketing digital e assim como em outras áreas somos constantemente assolados por sentimentos de desânimo, fracasso, incapacidade e apatia.

Passei por isso no começo da minha trajetória, após ter mudado de segmento profissional. Depois de ter trabalhado muitos anos na área naval, me vi voltado para o empreendedorismo e no começo não foi nada fácil.

E estar motivado, dia após dia, fez e faz uma diferença muito grande em minha vida hoje.

Então, se você tem andado assim, não desista, siga e permaneça firme. Pois se você pegar um avião em um dia de tempestade, perceberá que acima das nuvens, tudo está sobre controle.

Acredite! Toda “tempestade” tem princípio, meio e fim. E cedo ou tarde tudo volta ao normal. Tudo se resolve; tudo se encaixa.

Vamos lá então:

7 Atitudes para estar sempre motivado

Atitude 01 – Acredite que você é bom de fato e de verdade.

Ainda que digam repetidas vezes que você não é capaz, afirme mentalmente que você é superior e que é sim, capaz de realizar muitas coisas. Você vai se surpreender praticando isso.

Acreditar em você é o principal ponto. Uma vez que isso se torna real, as barreiras caem e não existem mais fronteiras.

motivacao5

Você só verá que é possível realizar um bom trabalho e atingir seus objetivos e sonhos se você possuir a clareza e a compreensão sobre sua  capacidade de realização.

Atitude 02 – Aprenda com os erros cometidos.

Apesar de o fluxo da multidão pensar e agir ao contrário. Não se recrimine. Procure extrair as informações vitais que levaram você ao erro.

“Depois que [Thomas Edison] tentou, 9-999 vezes, aperfeiçoar a lâmpada elétrica, sem sucesso, alguém perguntou: Você vai inteirar os 10.000 fracassos? Ele respondeu: Eu não fracassei. Apenas descobri uma outra maneira de não inventar a lâmpada elétrica.” 

                                                                                Stephen P Robbins

motivacao-thomas-edison

O erro só é erro dependendo da ótica vista por aquele que o cometeu.

Os erros fazem com que você fique mais maduro e esperto com relação a novas situações e desafios além transformar essa maturidade em aprendizado.

Lembre-se: As lições mais profundas no curso de sua vida se darão a partir de suas falhas. Portanto, examine-se e procure entender onde vacilou.

Atitude 03 – Desenvolva, pense e haja sempre de forma positiva.

Procure estar sempre focado nas soluções e não nos problemas. Tenha em sua mente de que os problemas estão ali. Isso lhe dará uma visão ampla e equilibrada.

Desenvolva o hábito de vê-los como desafios, isso lhe tornará otimista. Risque do seu dicionário palavras e expressões como: “vai dar errado”, “isso não vai dar certo”, “pessimismo” e “negativismo”.

Adote uma postura positiva face aos problemas e dificuldades, pois olhando por outra ótica, muitas vezes, ou até quase sempre nos aperfeiçoam e amadurecem.

motivacao6

Imagine que você é um canal visto por muitas pessoas. E que nesse canal só deve passar coisas boas e edificantes.

Portanto, na prática, procure estar perto de pessoas positivas, otimistas e motivadas. Contagie os outros.

Isso mesmo, pessoas que te dão força, estimulem você a desenvolver o seu potencial e que enxergam o seu talento.

Quanto maior o dissabor da luta e dos problemas, mais saborosa será a vitória.

Atitude 04 – Busque, estabeleça e determine alcançar suas metas com motivação.

Falar de meta é um pouco delicado, pois existem várias vertentes e formas de se analisar o contexto. Pense comigo nas seguintes situações:

  1. “Você terá que bater a meta esse mês, caso contrário terei que demitir você”.
  2. “Se bater a meta esse mês, você será premiado com um fim-de-semana em uma  pousada no sul”.
  3. “A meta desse mês é [x] reais”.

Agora observe o pensamento das pessoas envolvidas em cada contexto e o que de fato levou-os a atingir seus objetivos:

  1. “Não quero perder (ou preciso) meu emprego. Tenho que (ou farei de tudo para) bater a meta”.
  2. “Essa viagem é minha! Tá no papo. Vou me empenhar ao máximo para bater a meta essa mês”.
  3. “Que show! Mês passado superei as minhas expectativas, esse mês serei melhor ainda!”

Agora, olhando friamente, quais foram os agentes motivadores de fato?

O primeiro e segundo foram motivados pela possibilidade de perder o emprego e o prêmio e o terceiro simplesmente por ser uma pessoa motivada e ávida pelo desejo de se superar sempre.

Indiscutível. Ter metas é importante. Mas não é o mais importante. Quero deixar claro aqui que não sou contra metas e sonhos, pois isso mostra que desejamos algo melhor para a vida.

Em contrapartida, o fato das metas e sonhos não existirem, não significa que você vai deixar de lutar e se esforçar para ter uma vida melhor.

motivacao7

Por outro lado, viver escravo da rotina é parar no tempo. Entretanto lançar-se a novos horizontes é desafiador. Seja um desbravador (a) por natureza!

Outra coisa. Lembra-se da frase? “Um passo de cada vez”. Então, se metas forem criadas, verifique se foram previamente planejadas, são atingíveis e escalonadas. Planejamento é tudo.

Atitude 05 – Procure ser prudente em suas ações e reações além das palavras.

Nossa língua é comparada ao leme de um navio. Já percebeu que o leme quase não é visto em um navio, porém tem a capacidade de mudar a direção do mesmo apesar de todo o seu tamanho.

Da mesma forma grandes incêndios começaram com uma pequena fagulha ou centelha.

Foco, Impacto e Criatividade

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente a atualizações do blog!

motivacao9

Portanto, seja prudente com suas palavras, aja com moderação e pense antes de falar. Muitas vezes manter o silêncio é melhor do que externar algo que não serve ao seu propósito.

Disciplina é fundamental. Quando nos conhecemos, e praticamos a disciplina, torna-se mais fácil lidar com as ações e reações face após problema e dificuldades.

Uma atitude errada, uma palavra mal colocada ou uma reação negativa podem colocar abaixo anos de trabalho ou por fim em grandes amizades. Aja sempre com cautela e equilíbrio.

Atitude 06 – Não espere para sempre pela perfeição. Faça agora, hoje!

Quem é motivado ou deseja se torna uma pessoa motivada, não para no tempo ou fica adiando suas ações.

Claro e evidente que devemos agir sempre buscando o melhor. Mas é imprescindível que isso não vire uma paranoia pela perfeição.

Na maioria das vezes o não agir se torna a única falha real quando vislumbramos a perfeição inatingível.

Portanto, seja criativo, exponha suas ideias e sugestões e quando alguma coisa ou algo puder ser feito. Tome a iniciativa, seja proativo.

motivacao10

Crie o hábito de sonhar, visualizar e imaginar sempre o melhor, sempre a superação ou até o “topo” aonde quer chegar. Foque na sua meta.

Lembre-se: “É melhor feito do que bem feito”.

Atitude 07 – Persevere sempre, não desista.

Por mais árdua que seja e esteja a caminhada, seja determinado e persistente. Você precisa acreditar em si e seus objetivos.

E uma coisa é certa, cada pessoa tem o seu próprio ritmo. Portanto seja paciente, mas convicto e perseverante.

Ainda que “ventos contrários” venham ao seu encontro, permaneça firme, semelhante ao farol que é açoitado pelas fortes ondas e se mostra sempre focado em seu propósito mandar o sinal de terra aos navegantes perdidos.

motivacao8

Portanto, vença o medo e as incertezas ainda que a batalha seja dura e os desafios aparentemente intransponíveis.

Não desista de lutar. E mais: Incredulidade, medo e dúvida são opostos à fé, coragem e determinação. Pense nisso.

“A verdadeira motivação não é aquilo que te anima é aquilo que te transforma”

Benefícios de uma atitude motivacional

Toda ação leva a um resultado, bem, normalmente é isso.  🙂 

Vejamos então quais seriam as resultantes, sim, os benefícios decorrentes de uma busca a um comportamento motivador.

As pessoas que praticam essas 7 atitudes consequentemente tendem a colher como benefícios as seguintes sementes:

  • Tornar-se mais produtivo, ou seja, um considerável aumento na produtividade.
  • Aprendem a ter um melhor aproveitamento das horas. Otimização do tempo.
  • Sua autoestima tende a se elevar. Passam a olhar mais para dentro de si. A valorização do eu.
  • Percebe-se o aumento do crescimento como indivíduo, isso em todas as esferas: pessoal, profissional e familiar. Há um equilíbrio.
  • Melhora na interação com os outros. Amigos e familiares, no trabalho. Sua taxa de relacionamento em grupo eleva-se exponencialmente.

Assista a esse vídeo. É muito bacana.

Bem, então é isso.

Independente de qual tipo de pessoa você seja, ser ou estar motivado (a) é ponto comum e fundamental na vida e para a qualidade de vida de todo indivíduo.

Se gostou do artigo, deixe comentário, pois é muito importante.

E lembre-se: MOTIVE-SE SEMPRE!

Forte abraço e até a próxima.

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *