Método dos Cinco Por quês – Ferramenta Eficaz na Solução de Problemas

Já se perguntou por que as crianças sempre perguntam uma média de cinco por quês ou mais quando querem saber sobre determinado assunto? Parece curioso, mas você vai entender.

Sempre quando nos deparamos ou constatamos uma falha ou erro, logo somos levados à pergunta: Por que isso ou aquilo aconteceu?

Porém, isso acontece de forma um tanto quanto “desarrumada” e acabamos por perder o foco real no problema ou até procuramos achar um culpado para o mesmo.

Isso é uma maneira mais “confortável” de lidar com a coisa toda.

Quem não cometeu uma falha ou erro que atire a primeira pedra.

E cá entre nós, qual negócio hoje, seja ele de pequeno, médio ou grande porte que não tenha cometido ou ocorrido algum tipo de falha?

Sabemos que máquinas e equipamentos apresentam defeitos.

Pessoas acabam por fazer o que não deveriam, ou o que de fato era para ser feito, em algum momento do processo deixou-se de fazer.

Mas para tanto existe uma solução. Relativamente simples e eficaz.

Não que ela venha a substituir uma auditoria para problemas mais complexos.

E, diga-se de passagem, isso deve ser feito.

E no tocante a solução de problemas e busca por soluções, existem inúmeras técnicas.

Porém hoje vou me ater a este método muito eficaz que pode solucionar muitos problemas de menor complexidade, poupando tempo, levando a tomadas de decisões imediatas, melhorando a qualidade e a atmosfera de trabalho.

Estamos falando do Método dos Cinco Por quês.

Método que nos faz lembrar muito das crianças que repetidas vezes nos fazem essa pergunta e que pode até ser um tanto quanto cansativo, mas que no final nos trazem uma grande lição.

Por Dentro do Método dos Cinco Por quês

O método dos cinco por quês foi criado e desenvolvido por Taiichi Ohno, um chinês, considerado o maior responsável (O Pai) pela criação do Sistema Toyota de Produção .

Como veremos mais adiante, esse método foi criado para ser uma ferramenta prática na solução de problemas.

Entretanto, além de ser aplicado em equipes de todas as empresas para esse fim, entendo que o mesmo também se aplica de forma individual, como uma espécie de autoexame.

Você mesmo pode aplica-lo em sua vida.

Assim como eu, você também deve enfrentar e se deparar com vários tipos e tamanhos de problemas diferentes.

E isso eu posso te afirmar. Esse método tem me ajudado muito na solução de muitos problemas.

O método dos cinco por quês consiste em você formular a pergunta “Por quê” cinco vezes a fim de compreender o que de fato aconteceu.

Ou seja, detectar a causa raiz que acabou por desencadear no problema principal.

E como disse, quero mais uma vez ressaltar dois pontos.

Você pode aplica-lo como um autoexame, no caso de você ser dono do seu próprio negócio. A fim de detectar uma possível falha.

E isso também é bom, pois é uma maneira bem direta de você não “culpar” o tempo, as circunstâncias ou outro motivo qualquer.

Você localiza e corrige as falhas que você mesmo está cometendo.

Na maioria dos casos, é aplicado com a equipe que está diretamente envolvida no problema em questão.

Por meio de um brainstorming (organizado) chega-se ao problema.

Conforme Eric Ries aborda no seu livro “A Start-up Enxuta”, ele explica que na raiz de todo problema que aparentemente parece técnico quase sempre existe uma problemática humana.

E o Método dos Cinco Por quês proporciona exatamente essa experiência, a de descobrir qual pode ser o problema humano de forma mais pontual.

Entendendo Através de Exemplos Práticos

Observe os exemplos bem objetivos a seguir. Vou fazer uma graduação nas cores para facilitar a compreensão.

Exemplo 01:

Problema => Os clientes estão reclamando muito dos atrasos nas entregas.

Por que há atrasos nas entregas? =>Porque o produto nunca sai da fábrica no momento que deveria.

Por que o produto não sai da fábrica quando deveria? =>Porque as ordens de produção estão atrasando.

Por que estas ordens atrasam? => Porque o cálculo das horas de produção sempre fica menor do que a realidade.

Por que o cálculo das horas de produção está sempre ficando menor do que o real? => Porque estamos usando um software ultrapassado.

Por que estamos usando este software? => Porque o engenheiro responsável ainda não recebeu treinamento no software mais atual.

Exemplo 02:

Problema => Minha audiência no meu canal começou a diminuir;

Por que minha audiência no canal começou a diminuir? => Porque houve uma queda no número de visualizações;

Por que houve uma queda no número de visualizações? => Porque perdi um pouco o foco na hora de pesquisar os assuntos;

Por que perdi o foco em pesquisar os assuntos? => Porque priorizei mais tempo na digitação e diagramação do E-book de lançamento;

Por que priorizei mais tempo na digitação e diagramação do E-book de lançamento? => Porque não consegui manter o planejamento em dia;

Por que não consegui manter o planejamento em dia? => Porque não fiz uma boa previsão de consumo de horas para determinados tipos de atividades.

Quando e Como Aplicar o Método dos Cinco Por quês

A aplicação do Método dos cinco por quês deve sempre ser utilizada quando você ou sua equipe topar como algum tipo de falha seja ela técnica ou não, problemas em atingir resultados ou até mesmo mudanças inesperadas no seu trabalho e comportamento de clientes.

Na verdade. Estabeleceu-se o marco de cinco por quês para se chegar à causa raiz do problema.

Porém, nem sempre se faz necessária à realização dos cinco por quês, pois muitas vezes, no terceiro ou quarto por quê já chega-se a causa raiz.

Uma vez que o método é aplicado de forma correta.

A maneira de como você (individualmente) ou com sua equipe podem aplicar os cinco por quês de forma muito efetiva a fim de localizar a causa raiz do problema principal é muito simples.

Se você é o responsável por todo o processo, seja rigoroso e sincero com você mesmo.

Agora, já com a sua equipe, é importante que todos os envolvidos em alguma etapa do processo estejam reunidos.

Pessoas possuem pontos de vistas e maneiras diferentes de pensar e ver as situações, esta é a razão principal em reuni-los, pois assim suas experiências e diferentes óticas irão somar aos resultados.

Feito isso, é o momento de dar início a busca do ponto exato do problema a ser resolvido.

Então entra em cena o método dos cinco por quês, os quais devem ser respondidos por meio de uma sessão de brainstorm.

Nessa etapa é fundamental o respeito à opinião de cada integrante e a sintonia do grupo quando se chega a uma resposta.

Pronto! Uma vez que a causa-chave foi localizada, agora parte-se para a definição das ações cabíveis que porão término definitivo ao problema principal.

Quais os Benefícios da Aplicação do Método dos Cinco Por quês?

Como mencionei anteriormente, o método dos cinco por quês é mais apropriado para a resolução de problemas mais simples e que possuam causas e ações corretivas mais diretas.

Problemas de maior complexidade que possuam múltiplas causas e variáveis podem exigir a aplicação de ações, soluções e técnicas também mais complexas.

Entretanto o método dos cinco por quês tem a vantagem de ser muito simples.

Pois pode ser aplicado em qualquer momento, não necessitando, por exemplo, de análises estatísticas apuradas ou consultorias técnicas especializadas.

Com isso, o método dos cinco por quês pode ser aplicado pela própria equipe do setor que é responsável por determinada etapa do processo ou seu todo.

E isso vai gerar com toda certeza excelente resultados.

Dica extra

Saiba como ele ganhou R$ 372.498,70 usando apenas um computador e uma conexão de internet!

Clique e assista ao vídeo!

Conclusão

Bem, então é isso. Agora que você já conhece mais essa dica, é hora de coloca-la em prática quando for necessário e colher os resultados que ela proporciona.

Espero ter ajudado você de alguma forma e dentro em breve estarei novamente trazendo outra dica para a melhoria de seus resultados pessoais, de sua equipe e empresa.

Se esse artigo lhe acrescentou algo, então faça o mesmo, acrescente algo de bom na vida daqueles que você gosta. Compartilhe nas redes sociais e deixe um comentários.

Forte abraço e sucesso!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *