Marketing Multinível (MMN) vale a pena?

Começar o meu primeiro negócio participando de uma rede de Marketing Multinível (MMN). Sim ou Não?

Confesso a você que esse foi um dos meus maiores dilemas em iniciar no empreendedorismo.

Pois tinha a falsa ideia de que o Marketing Multinível era semelhante às pirâmides financeiras. E não via essa prática com bons olhos.

Na verdade, a atividade de pirâmide financeira já é uma prática proibida em diversos países, inclusive aqui no Brasil.

E tem a sua receita com base na entrada de novos participantes no “esquema”.

Em contrapartida, o marketing Multinível atua através da realização de vendas de produtos reais (palpáveis e verdadeiros).

E o resultado dessas vendas geram lucros consideráveis tanto para a empresa como para os seus revendedores.

Além disso, o MMN conta também com um sistema de bonificação por cada novo integrante (promotor ou distribuidor) que se achega ao grupo.

De fato, é um bom negócio. Se você observar, vai notar que esse processo é derivado do modelo de vendas diretas.

Por dentro do Marketing Multinível (MMN)

Também conhecido como marketing de rede, o MMN nada mais é do que um modelo comercial de distribuição (venda) de produtos e/ou serviços.

Seus ganhos (resultados) podem se originar de duas vertentes principais: a venda direta e o recrutamento de novos vendedores (promotores ou distribuidores).

Como toda empresa que comercializa produtos ou serviços, esta necessita de um ativo que é fundamental para sua existência: clientes.

Mas para que esse ativo esteja sempre em franco crescimento, é necessário que o número de representantes (profissionais de vendas) que são parceiros desta, também seja multiplicado de forma quantitativa e qualitativa.

É fato que dentro das redes de MMN a venda de seus produtos e serviços é a “artéria principal”, a qual representa a parte mais importante do faturamento da empresa.

E que segundo os critérios da World Federation of Direct Selling Association (WFDSA), órgão internacional que regula as empresas deste setor, as redes de MMN devem obter pelo menos 70% do seu faturamento através da comercialização de produtos e serviços.

Entendendo Melhor o MMN

A maneira mais fácil de entender esse mecanismo é quando você pega uma pedra e joga no meio de um lago.

As ondas que se propagam representam exatamente os resultados que falamos acima. Crescimento do número de clientes.

Agora imagine diversas pedras sendo jogadas ao mesmo tempo no lago. Figuradamente, essas pedras à mais representam a rede de vendedores.

Apesar deste não ser o foco principal, as empresas deste setor incentivam essa “multiplicação”.

Vamos nos ater a uma pessoa. Digamos que você conheceu a empresa e adquiriu alguns produtos por meio de uma venda direta.

Entretanto, o distribuidor que lhe “vendeu”, também viu em você qualidades a fim de que você venha a se tornar um potencial promotor ou/e distribuidor (vendedor).

Você analisou e viu no MMN uma grande possibilidade de multiplicar seus rendimentos. Recebeu os treinamentos, material e suporte da empresa.

E saiu em campo como um novo distribuidor.

E passou a ingressar o corpo de distribuidores da empresa e replicando o processo pelo qual você passou para os demais clientes que você contatar.

E assim as “ondas vão se propagando”.

E é aí que toda magia da coisa acontece.

“Aquele” distribuidor inicial que vendeu para você, ele ganha uma bonificação por todas as vendas que você realizar.

Essa bonificação é um estímulo da empresa para esse fim.

Então você, após repetir o processo de vender e também recomendar outros vendedores e estes também venderem, “aquele” distribuidor inicial vai receber as bonificações sobre todos eles.

E no final, todo mundo sai ganhando.

Ou seja, Aqueles que indicam novos distribuidores ganham uma bonificação sobre as vendas realizadas pelos vendedores indicados e se eles indicarem mais pessoas, o vendedor inicial recebe bonificações sobre todos eles.

Como o Marketing Digital pode me ajudar a melhorar meus resultados no Marketing Multinível (MMN)?

O marketing digital de fato é um excelente aliado para quem está trabalhando com MMN, porém é importante ficar atento às políticas de vendas da empresa quanto ao uso correto e permissivo dessa ferramenta tão eficaz.

Se formos para parar analisar dentro do contexto de venda, dois pontos são de suma importância para que você saia com êxito em seu propósito.

O primeiro deles é que você precisa gerar conexão com seu público.

De nada vale se seu produto e/ou serviço forem de qualidade top se você não consegue atrair, despertar a atenção do seu público alvo.

E segundo, sua mensagem precisa e deve ser eficaz. Ou seja, ela deve sempre inicialmente levar valor à outra pessoa, levar algum benefício.

E cumprir exatamente aquilo que ela se propõe a fazer. Além de construir um relacionamento com sua audiência.

E atualmente, o marketing digital desempenha esse papel com extrema perfeição.

Por que eu digo isso? Pelo simples fato do marketing digital agir exatamente onde a atenção das pessoas está voltada atualmente, a internet.

É dessa forma que ele conquista a atenção das pessoas.

A sociedade hoje anda conectada, para onde quer que você olhe, seja nas ruas, shopping e trânsito, pessoas estão ligadas a um dispositivo celular, tablet ou notebook.

E a maneira mais eficaz de se obter resultados expressivos é procurar estar pautado nessa sequência de ações:

1 – Gere e entregue valor;

2 – Construa sua audiência;

3 – Crie uma conexão e assim desenvolva um relacionamento;

4 – E só então entre com a proposta de venda.

Quais as vantagens e benefícios de se trabalhar com MMN?

Existem inúmeros benefícios assim como vantagens de se trabalhar com MMN, porém, para que o artigo não fique muito extenso, vou procurar citar as quais considero mais básicas:

Comprar diretamente do fabricante

Não há intermediários, você tem acesso direto ao fabricante e isso te viabiliza muito a questão econômica, de logística e solução de pequenos problemas.

Fidelizar sua marca e produtos

Independente de qual caminho você venha a tomar para isso, seja pelo marketing digital ou abordagem direta.

 Promover uma grande oportunidade de negócio

Além de proporcionar a fidelização da marca e produtos como vimos acima, o MMN concede a chance de um negócio promissor para as pessoas.

Onde atrelado a isso vem a possibilidade de grandes ganhos, treinamento e suporte por parte da empresa e tudo isso escalável, só dependendo unicamente do indivíduo.

 Ser muito bem remunerado por isso

Acabei por antecipar esse item… Rsrs. Isso é a pura verdade. Quando se diz ser muito bem remunerado por isso, é de fato mudar toda a condição do indivíduo.

É evidente que isso tem mais a ver com o caráter pessoal de cada um, apesar de todo o apoio dado pela empresa com variadas formas de obter ganhos, se a pessoa não fizer a parte dela, nada vai acontecer.

Acredito que isso é um fato para qualquer empreendimento.

Porém, se a empresa disponibiliza de uma excelente linha de produtos ou serviços, e aliado a qualidade dos produtos apresenta um eficaz plano de crescimento exponencial e treinamento.

Basta agora a pessoa avaliar e dar o seu passo rumo ao sucesso e independência financeira.

Conclusão

Ao contrário do que muitos dizem, trabalhar com MMN não é pirâmide financeira. Até porque, essa é uma prática proibida em vários países e inclusive no Brasil.

Além disso, a lei 1.521 de 1951 aponta que é crime contra a economia popular, com possível punição de 6 meses a 2 anos de detenção.

O MMN se torna uma atividade séria e promissora para o indivíduo por permitir que a pessoa construa um negócio sadio, possuindo uma estrutura já desenvolvida, vantajosa e economicamente viável.

Vale ressaltar que o MMN ser tornou hoje, algo tão bom que até mesmo Robert T. Kiyosaki, o autor da série iniciada com o livro “Pai Rico, Pai Pobre”, recomenda o MMN como opção de investimento para gerar renda passiva.

Pense nisso e se desejar possuir uma renda extra, buscar uma transição profissional ou até mesmo se enveredar por esse caminho tão promissor conhecendo uma empresa de MMN sólida e verdadeiramente comprometida com seus objetivos, fale comigo, pois terei o maior prazer de te recomendar.

Espero ter ajudado!

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário e não guarde para você, compartilhe nas redes sociais a fim de proporcionar também a outros o que foi bom para você.

Forte abraço e sucesso!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *