Marketing Digital – Termos e Expressões

Marketing digital – termos e expressões

Marketing Digital - Termos e ExpressõesAssim como eu, você também já deve ter passado por essa situação. Por exemplo:

Você vai ler um post sobre determinado assunto e ao longo da leitura você se depara com uma série de termos difíceis e expressões complicadas que te deixam atordoado a ponto de não conseguir entender os pormenores daquele conteúdo.

Não que o texto esteja mal redigido ou estruturado, na verdade é que quando lemos algo que não estamos acostumados ou aquilo não faz parte do nosso universo de leitura, parece que estamos explorando um “novo planeta”.

Termos e expressões como: Afiliado, leads, página de captura, auto responder, funil de vendas, página de recompensa, tráfego, isca digital, SEO, infoprodutos, plataforma de vendas e muitas outras, não estão em nosso cotidiano ou até aparecem nele, porém em contextos diferentes.

Na verdade não importa qual seja o assunto em questão. Tecnologia, medicina, história ou economia. Com marketing digital não vai ser diferente.

Normalmente em um determinado assunto, seja de qual segmento ele for, certamente ele será e terá uma gama de termos e expressões vinculados a ele e que definem com clareza suas características e meio.

Com o marketing Digital não é diferente.

Sendo assim, qual a minha ideia? Compartilhar com você a definição de forma bem simples o objetiva alguns desses termos e expressões que vão te ajudar a entender melhor um pouco do que acontece nos bastidores deste segmento tão fantástico.

 

Alguns termos e expressões presentes no Marketing Digital

 

Seguem abaixo uma relação dos principais termos e expressões que mais aparecem e artigos quando o assunto é Marketing Digital. Esses termos e expressões você vai encontrar em posts, vídeos e produtos. Aí vai ficar mais fácil você assimilar o assunto.

Afiliado – Um afiliado é a pessoa que deseja trabalhar indicando e/ou promovendo produtos de outras pessoas (produtores). Uma vez que alguém compra um produto promovido pelo afiliado, ele receberá uma comissão por cada venda realizada.

Plataforma de vendas – É uma central de distribuição de conteúdo digital. Essas plataformas atuam dando todo suporte necessário a empresas e pessoas (produtores de conteúdos), a vender seus produtos de maneira simples e segura e ainda proporcionam o aumento de seus lucros ampliando os canais de venda disponíveis para este tipo de produto.

Info produtos ou produtos digitais – Direto ao ponto, são todos aqueles que podem ser comercializados, disponibilizados e acessados por meio da internet.

Na sua grande maioria, os produtos digitais são softwares ou materiais de conteúdo educativo. Veja alguns exemplos: Cursos, E-books, Softwares e Aplicativos, Manuais, Assinaturas diversas,  Apostilas, Vídeo-aulas entre outros.

A facilidade na compra e acesso imediato na internet são os fatores que fazem com que esses tipos de produtos se tornem mais fáceis de se vender.

Nichos – Os nichos em questão não são nada além do tema que servirá de base para o empreendimento. Qual será o serviço prestado, qual será o produto a ser produzido e vendido, se será uma loja virtual ou um curso sobre como ganhar dinheiro ou quaisquer outras coisas, entre outros.

Os nichos são em que o empreendimentos digital se dedica, quais são suas atividades, suas ofertas. O nicho escolhido pode ser, literalmente, qualquer coisa que o empreendedor goste ou ache que lhe renderá dinheiro se for ofertado na Internet. (artigo => Nichos – O que é e Como Escolher os Melhores)

Leads ou listas – Quando se fala em Marketing Digital não se pode deixar de mencionar as Leads.  O termo se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo (isca digital). O que consequentemente visa a tornar esse visitante em um possível futuro cliente em potencial.

Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com você ou sua empresa com o interesse de obter mais informações sobre o seu produto ou serviço prestado. Hoje, a geração de leads é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Marketing Digital - Termos e Expressões

Auto responderQuem trabalha com Marketing Digital não pode deixar de ter essa ferramenta, pois ela é indispensável na hora de construir um negócio sólido na Internet.

Traduzindo, o auto-responder é uma ferramenta responsável pela integração do seu site a um serviço de e-mail marketing. O qual irá organizar seus e-mails, salvá-los em um local seguro e enviar e-mails de forma abrangente para as suas listas.

Além dessas características básicas, ele também pode emitir relatórios para sua análise.

Funil de vendas – De maneira geral, funil de vendas nada mais é do que uma sequência de e-mails específicos visando um determinado fim.

Ou seja, a partir do momento que a pessoa (futuro cliente) toma conhecimento do seu produto ou serviço, o funil de vendas entra em ação. Esses e-mails tendem a conduzir, direcionar e acompanhar a pessoa até a efetivação do negócio.                                                                                                                                     

Página de captura – Ela é uma página como outra qualquer, porém com um propósito específico: capturar os dados (e-mail / nome) daqueles que visitam seu site. Como consequência ela estará diretamente ligada ajudando na construção da sua lista de futuros assinantes de e-mail.

Mas como isso ocorre?

Ao criar sua página de captura, disponibilize por meio dela um conteúdo relevante, de qualidade e o mais importante, de graça. Por exemplo: E-books, Vídeo aulas, PDF’s etc.

Só que para ter acesso a esses produtos de qualidade que você vai entregar, a pessoa vai precisar deixar o e-mail dela e nome, se necessário.

Página de recompensa – Assim como na página de captura, a de recompensa segue a mesma linha por definição.

Entretanto, sua função se difere da anterior, pois agora, a pessoa após efetuar a confirmação de seus dados em sua caixa de entrada de e-mails, ela será direcionada a essa página, a qual tem duas características simples:

A primeira e mais importante é, em simples palavras, mostrar seu agradecimento pela iniciativa da pessoa em adquirir seu conteúdo e passar a fazer parte de sua lista de e-mails.

E a segunda, não menos importante, são as orientações de como a pessoa vai baixar seu “brinde”.

Tráfego – Na verdade, tráfego é o nº de visitantes que entram e saem do seu site. E diga-se de passagem, ele é muito importante para o seu negócio. Sempre procure buscar e aumentar o tráfego em seus negócios. Mas é importante frisar que existem dois tipos de tráfego: o orgânico e o pago. Mas isso veremos mais para frente.

Isca digital – Lembra-se da página de captura e do conteúdo relevante? É exatamente isso, isca digital, como o próprio nome já define, é uma “isca” que você vai disponibilizar para seus visitantes na forma de E-books, vídeo aulas, PDF’s entre outras coisas e de forma gratuita para que os mesmos venham a adquirir, deixando seus e-mails e nomes em troca delas. Na verdade será sua “moeda” de troca pelos dados deles.

SEO – SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites. SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para potencializar seus objetivos no website melhorando o número e a posição de seus resultados nas busca orgânica para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do website. Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade é quando os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site, como comprar, assinar, aprender algo. (Google – Significados).

Marketing de conteúdo – É toda e qualquer forma de marketing que envolva a criação, desenvolvimento e compartilhamento de conteúdos (relevantes e de qualidade) visando adquirir e educar clientes. Esse conteúdo pode ser apresentado de diversas formas como posts, PDF’s, E-books, vídeo aulas, guias, relações, passo a passo, etc.

 

Copywriting – é a «arte» de escrever e criar conteúdos com o propósito de divulgar, promover e vender bens, serviços, marcas ou empresas. Sua importância está em tornar os conteúdos apelativos, o que significa que a forma é tão ou mais importante que o conteúdo.

Bem, espero ter ajudado. É evidente que existem outros termos, mas procurei destacar os mais comuns.

Forte abraço e até o próximo post!

Dica: Se após essa leitura você deseja conhecer um pouco mais sobre Como Montar um Negócio na Internet Altamente Lucrativo.

Então clique aqui:

Marketing Digital - Termos e Expressões


Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *