Hotmart – Entendendo a Plataforma

Hotmart – Como prometido, neste artigo vamos dar início a um bate papo bem esclarecedor a respeito das principais plataformas de produtos digitais existentes.

E para você que deseja começar a trabalhar como afiliado promovendo produtos digitais ou até você que deseja se tornar um produtor, não deixe de ler esta série de artigos.

E como não poderia deixar; a Hotmart, por ser a “queridinha de todos”, está sendo a primeira. Entenda que tudo isso é apenas o reflexo de bons resultados.

Apenas lembrando que no artigo anterior nós fizemos um tour sobre o que vem a ser uma plataforma de produtos digitais, mostramos sua funcionalidade e compartilhamos dicas importantes sobre elas.

Além de mostrar como essas dicas poderiam ajudar você a iniciar com o pé direito sua jornada de empreendedor.

Já dentro da Hotmart você pode trabalhar de duas formas. Ou como produtor ou como afiliado.

Como produtor, como o próprio nome já diz, você é o desenvolvedor, o criador de produtos digitais como: E-books, aplicativos, ferramentas, sistemas, treinamentos em vídeo ou em áudio, etc.

Toda e qualquer coisa  que possa ser consumida e utilizada de forma digital.

Os mais comuns e principais são os formatos de treinamentos em vídeo e e-books.

Já como afiliado, como comentamos no artigo anterior, é a melhor maneira de você iniciar, pois como afiliado você apenas:

– se cadastra na Hotmart;

– se afilia a um ou mais produtos, com o tempo;

– passa a promovê-los;

– e recebe comissões, as quais são a resultante da venda de qualquer produto promovido por você.

– essas comissões variam em média em torno de 50% à 80%. As mudanças e variações quando acontecem, são de responsabilidade dos produtores.

Como afiliado você pula todo esse processo inicial e mais trabalhoso: criar, desenvolver, dar suporte, ou seja, toda essa parte mais técnica da coisa.

Ponto importante para deixar claro é que a Hotmart é apenas uma plataforma de produtos digitais e o seu papel  é unicamente o de gerenciar produtos, os quais nela são cadastrados e não o de criar e/ou desenvolver os mesmos.

Ah! Além de todo o papel de gerenciamento, ela também cuida de todo o processo de vendas assim como a entrega dos produtos.

#01 – Fazendo seu Cadastro na Hotmart

Para se cadastrar basta apenas acessar o link: www.hotmart.com.br

Você ter´acesso a essa página inicial onde vai poder assistir a um vídeo introdutório e conhecer um pouco mais sobre a plataforma, ser um afiliado ou produtor. Basta clicar e se informa.

Hotmart-cadastro

Nesta página inicial é só clicar em cadastrar-se.

Feito isso, você pode criar sua conta via Facebook ou colocar um nome de usuário, e-mail e senha.

Leia e aceite os termos contratuais da Hotmart.

Clique em continuar e pronto!  Sua conta está criada.

 Hotmart-Criar-conta

Após sua conta ser criada, você já pode ter acesso a plataforma.

Deixando tudo pronto!

Mas antes quero te passar a importância de terminar todo o processo de inscrição.

Isso é bom para que você tenha todos os dados já cadastrados a fim de que você não precise voltar depois para fazer isso.

Conforme imagem abaixo, você segue preenchendo os dados do seu perfil como: nome completo, foto, e-mail e website.

Além de falar um pouco sobre você e seu trabalho, fuso-horário e cidade, depois é só salvar e seguir com o processo.

Abaixo, você seguirá preenchendo com seus dados pessoais como: nome completo, CPF, Identidade, familiares, endereço, telefone, bairro, cidade (aquilo que você já está acostumado ao preencher um formulário).

Ah! Não se esqueça de anexar os comprovantes solicitados.

Agora, você vai colocar as informações ligadas a área financeira. Esse ponto é básico, pois é por meio dele que a plataforma vai validar sua conta a fim de poder e ter onde depositar suas comissões.

Crie sua conta na Hotpay, caso não tenha, no Paypal e Payoneer também.

Ah! Também ia me esquecendo. Não deixe de anexar seus comprovantes bancários.

E por fim, abaixo você tem uma sessão onde você vai editar suas preferências e também, caso haja necessidade, uma opção para cancelamento da conta e modificação da sua senha.

Agora sim! Depois de tudo feito, confirmado e comprovado, você pode seguir tranquilo para se aprofundar com tudo que a plataforma tem a oferecer.

Tudo certo! Começando a entender

Abaixo, segue a imagem do painel que você irá ver assim que fizer o login.

Bem, de forma geral, nesta tela você terá acesso as seguintes informações:

  • Parte central esquerda – Saudação com seu nome;
  • Parte central direita – Botão onde você pode fazer um tour para conhecer todas as funcionalidades da plataforma;
  • Parte central – Um banner informativo sempre com uma novidade bacana sobre a plataforma;
  • Parte central – Mais abaixo à esquerda, um histórico de postagens (novidades) ligadas a plataforma;
  • Parte central – À direita,suas receitas (ganhos obtidos) nos últimos 30 dias, além da possibilidade de poder aplicar vários tipos de filtros;
  • Parte lateral esquerda – Um menu muito simples e funcional;
  • Parte central superior – Outro menu com: acesso rápido de pesquisas, dicas do Marty, suporte, central de colaboradores e acesso a sua conta (detalhes gerais mencionados acima);
  • Dicas do Marty – Nada mais é do que um assistente que está a sua disposição full time para tirar qualquer dúvida que precisar.
  • Obs.: Quanto ao menu lateral não se preocupe, pois apesar de ter muitas opções de acesso, tudo é muito claro e de fácil assimilação. Não entrei em detalhes porque ficaria muito extenso, mas fique tranquilo.

E outra coisa, e utilizo o Hotmart desde 2015 e mesmo na versão anterior (layout diferente) já era bem intuitivo e mesmo assim eu não utilizava todos os recursos do menu, portanto não se preocupe.

Como dito anteriormente, essa plataforma atende a afiliados, produtores ou ambos. Minha dica é que você comece como afiliado (já vimos os motivos).

Porém, com o tempo, e apesar de ser um pouco mais trabalhoso, recomento que você busque atingir o status de produtor. E esse “termômetro”, só quem pode definir é você.

# 2 – Processo de Afiliação no Hotmart

Então vamos a ele. No menu a sua esquerda, clique em “Mercado”. Irá abrir uma tela semelhante a imagem abaixo.

Nessa tela a Hotmart vai lhe mostrar uma relação de produtos cadastrados, porém com um detalhe importante.

Como a Hotmart possui mais de 50 mil produtos cadastrados, ela vai apresentá-los em  três categorias distintas: os mais quentes, os mais queridos e os mais recentes.

Vamos ver cada um deles então:

Mais Quentes

Como o próprio nome já os define, são os produtos que apresentam maior índice de vendas na atual conjuntura. Isso pode se dar por dois motivos: por ser um lançamento ou ser um tipo de serviço muito bem aceito e que é utilizado por várias pessoas.

Outra característica é que há de existir uma maior concentração de afiliados promovendo esse produto. Isso é reflexo de satisfação em face das boas comissões geradas pelas vendas.

Algo que é característico nessa categoria é a temperatura. Se bem que isso pode mudar de uma hora para outra. Ou seja, um produto hoje pode estar quente e daqui a dois dias estar frio ou morno.

Nessa categoria, assim como nas demais, você vai encontrar de tudo um pouco, ou seja, produtos que vão representar vários nichos.

Além de você ter a divisão em três categorias, você pode aplicar filtros (à esquerda) e refinar sua busca por tipo de segmento, língua e país.

Na imagem abaixo você tem um pequeno exemplo de segmentos:

  • O produto Curso Trade Esportivo 2.0, cujo segmento é Finanças e Investimentos 
  • O produto Treinamento Fórmula Negócio Online com o segmento de Negócios e Carreira
  • E o produto Programa Recalculando a Rota que pertence ao segmento de Desenvolvimento Pessoa

Aqui eu quero aproveitar o momento para de recomendar um treinamento fantástico. É o Treinamento Fórmula Negócio Online. Foi através dele que montei meu negócio online no qual você está.

E se você observar, o FNO (como costumo chamar) está sempre entre os produtos mais vendidos do Hotmart. Clique aqui e assista ao vídeo para conhecer o FNO!

Além disso caso queira conhecer mais produtos, é só clicar no botão carregar mais localizado na parte inferior da tela.

Mais Queridos 

Outra categoria apresentada é a dos mais queridos. Entende-se por definição que são os produtos que receberam boa avaliação por parte dos usuários que adquiriram o produto em questão.

Isto é, os compradores ficaram satisfeitos e por consequência deixaram uma avaliação positiva. Atitude que não é muito comum no universo online. 

Observe que aqui a temperatura encontra-se baixa na maioria dos produtos dessa categoria, apesar de possuírem um Blueprint e Satisfação elevados.

Mais Recentes 

Os produtos que se encontram nessa categoria, são aqueles que foram recentemente cadastrados pelo produtor (novos, recentes).

Assim como a temperatura está para os produtos mais quentes, neste caso o Blueprint estará para os produtos mais recentes.

Ou seja, produto recente é igual a produto novo e com avaliação positiva de blueprint.

O blueprint é um método de avaliação que qualifica os produtos de acordo com as informações cadastradas pelo produtor e com as regras, boas praticas e politicas da Hotmart.

A vantagem de se ter um produto com blueprint alto é:

  • que o produto terá um melhor ranqueamento;
  • que o nível de informações estão adequadas e completas favorecendo ao afiliado que irá promovê-lo;
  • e que sua apresentação se torna agradável aos olhos.

# 3 – Fazendo a Análise do Produto

A análise do produto é uma ação de muita importância antes de se afiliar e começar a promover o mesmo.

Digo isso porque quem vai “colocar a cara” e dizer que o produto é bom e que vale a pena adquirí-lo é você. Portanto, sua reputação está em jogo. Pois, o seu público confia em você e no que você recomenda.

Então seja exigente e criterioso na hora de avaliar. 

Existem  quatro pontos que sevem de “norte” na hora de você avaliar um produto:

  • O valor da comissão a ser paga;
  • O ticket do produto ( se é baixo, médio ou alto);
  • O Nível do blueprint;
  • E a satisfação do cliente.

Entenda que essas são características básicas e iniciais na hora de avaliar um produto.

Informações Detalhadas do Produto

Agora, se você quer obter melhores informações a respeito de qualquer produto que deseja promover, basta você clicar no ícone do produto desejado e você será direcionado para uma tela semelhante a esta.

Nessa tela, que traz mais detalhes sobre o produto, você vai encontrar as seguintes informações:

  • Na aba sobre, você terá um breve resumo sobre o produto, além de características como: idioma, formato, formas de acesso, segmento, e-mail de suporte, página de vendas (já liberada com o link para visualização), etc. Também valor do produto e comissão por venda realizada;
  • Já na aba afiliação você verá um parecer de informações mais voltada para as pessoas que trabalham como afiliados e que desejam promover o produto;
  • E na terceira e última aba, a divulgação, você verá todos os tipos de mídias que estão disponibilizadas pelo produtor.

Observe que na imagem anterior, no botão verde à esquerda está escrito:  “você já é afiliado”. No seu caso, ao se deparar com um produto que ainda não promove, aparecerá no botão laranja a seguinte expressão: “promover produto”.

Esse detalhe é importante mencionar, pois no caso do Treinamento Fórmula Negócio Online, no qual trago como exemplo, o Alex Vargas, que é o produtor, já deixa liberado para que as pessoas possam se afiliar.

Assim como ele, vários outros produtores procedem da mesma forma.

Entretanto, existem alguns produtores em que essa afiliação só é liberada mediante solicitação e posterior aceitação por parte deles.

Neste caso o botão laranja estará com o seguinte texto: “solicitar Afiliação”.  E ao clicar, você irá preencher um formulário para solicitar a afiliação. Esses produtores faze assim para melhor filtrar os afiliados e ter um controle mais rigoroso.

E outro fato é que existem produtos que não estão aceitando mais afiliação como o exemplificado na imagem abaixo.

Bem, para se afiliar é só seguir esse processo.

Produto

Aqui é muito simples. Assim como na imagem abaixo, ao clicar em produtos, você verá os produtos os quais você já promove, ou seja, já é afiliado.

No caso de desejar se afiliar a mais produtos, basta voltar no menu, clicar em “mercado”, escolher e analisar o produto e se afiliar.

Clique novamente em “produtos” e os novos vão aparecer listados ali.

# 4 – Divulgação

Divulgando Produtos

Existem diversas maneiras de você divulgar um produto. Caso você tenha, pode ser por um site/blog,por meio das redes sociais, fazendo núncios, etc. 

Ao escolher um produto para promover, você terá acesso a um link que a Hotmart cria única e exclusivamente para você. É com ele que você irá trabalhar.

Ele é chamado de Hotlink. Ele é seu e intransferível. Ele é o sei ID (identidade) e é por meio dele que a Hotmart faz o rastreamento de suas vendas.

Quando uma pessoa clica em algum desses links, ela é levada para uma página de vendas, e caso essa venda venha a ocorrer, é por meio desse link que eles vão rastrear e poder pagar a sua comissão.

Isso é uma garantia. Sim a segurança que você tem em saber que irá receber sua comissão.

Páginas Alternativas 

Além do hotlink criado pela Hotmart, os produtores também criam e disponibilizam páginas de vendas adicionais a fim de que os afiliados possam ter um maior “leque” de opções para fazer a divulgação dos produtos.

Páginas Alternativas Dinâmicas

Já estas, são as páginas que podem ser desenvolvidas tendo por base todos os conteúdos disponibilizados pelo produtor. Onde os conteúdos postados no Blog do produtor ou Canal do YouTube são tidos como exemplo.

Mídias para Divulgação

Como vimos mais acima, é todo e qualquer tipo de mídias criada pelo produtor afim de que você, o afiliado, possa ter como recurso adicional para promover seus produtos.

Outras Opções do Menu

Lá no começo havíamos comentado sobre ele, mas enfim achei melhor dar algumas pinceladas a respeito das principais opções.

Bem, nele você tem acesso ao seguinte:

  • Vendas – Aqui você tem acesso a um submenu e um filtro bem bacana que te ajuda a obter todos os dados necessários sobre seus resultados;
  • Ferramentas – Aqui é o “paraíso” dos produtores, mas há algumas opções para afiliados também;
  • Relatórios – De “A” à “Z”, todos os tipos de relatórios visando melhorar  a administração do seu Negócio Digital;
  • Mensagens – Área onde os produtores informam os afiliados sobre mudanças, promoções e novidades a respeito de seus produtos;
  • Recibos – Toda a “papelada” – emitidos, recebidos e/ou pendentes, você encontra aqui.

 

Saldo

Aqui nessa tela você tem acesso a todos os resultados de suas vendas que foram realizadas. E é por meio dessa tela que você pode solicitar as transferências de suas comissões para sua conta bancária.

É também aqui que você pode ter o controle de todo histórico de saques que você fez.

 

Finalizando então…

Bem, aqui você viu toda a sequência do processo. Desde se cadastrar, criar sua conta, se afiliar a um produto, analisá-lo e por fim promover o mesmo.

Já se cadastrou na Hotmart? Se não, clique aqui e cadastre-se!

E aí, o artigo te ajudou? Então, compartilhe com os amigos. 

Você tem alguma dica extra ou dúvida? Então deixe seu comentário aqui abaixo e vamos interagir.

Forte abraço, muito sucesso!

Marcelo.

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *