Mindset Empreendedor – 7 Dicas para Atingi-lo

Como anda o seu Mindset? Vou mudar a pergunta. Como anda a sua maneira de pensar? Como anda sua mente?

Direto ao ponto, segundo Conrado Adolpho, mindset é o mesmo que mente configurada ou configuração da mente.

Então, se mindset tem a ver com configuração da mente, podemos dizer que ela é “programável”. Correto?!

Isso mesmo! Mal comparando, nossa mente é semelhante a um grande computador com inúmeros softwares uns bons e outros ruins. E é aí onde eu e você entramos.

E a maneira pela qual você enxerga o mundo nada mais é do que um imenso mapa que é formado com base nas suas crenças e valores.

E para esse mapa se torna cada vez melhor, é necessário “arregaçarmos as mangas” e buscarmos nossa transformação rumo a um mindset de excelência.

Então, se você deseja atingir resultados positivos nas mais diversas áreas de sua vida (profissional, pessoal, familiar e espiritual), você precisa se perguntar: Como tem andado meu mindset?

Por que digo isso? Justamente porque muitos empreendedores brasileiros de sucesso como Érico Rocha, Flávio Augusto, Conrado Adolpho, Seiiti Arata e do exterior como Anthony Robbins produzem uma avalanche de conteúdos que abordam a mudança de mindset.

Pois todos eles, sem exceção, acreditam profundamente nessa atitude para o sucesso de quem decide empreender.

E, diga-se de passagem, até o livro mais vendido em todo mundo: A Bíblia – A Palavra de Deus aborda esse tema sobre vários aspectos.

A título do que falo, observe em uma das cartas do apostolo Paulo aos Romanos, um desses aspectos (Rm 12:02).

Bem, agora que você já tem uma ideia do que significa mindset e em que posição ou qual estado em que seu mindset se encontra, podemos ver com mais clareza as dicas para você desenvolver um mindset empreendedor.

7 Dicas para Desenvolver um Mindset Empreendedor

Dica 01 – Clareza – Status Atual – Onde e como estou? 

Para se chegar a algum lugar, é necessário um ponto de partida, uma origem.

Seja franco… Não existe “porto seguro” quando não sabemos especificamente o que desejamos, onde queremos de fato chegar e até ter ciência do nosso status atual.

Eu acredito que essa última é a mais difícil. Reconhecer para nós, tem muito a ver com o nosso lado pessoal. É meio aquela sensação de “despir-se” em público.

Porém, isso nos trata, fortalece e amadurece.

Sendo assim, seja transparente com você mesmo e avalie qual é o seu estado atual hoje e/ou do seu negócio, empreendimento ou empresa.

Uma vez feito isso, chegou a hora de você trabalhar com toda sua força e determinação a fim de se torna o melhor empreendedor que você sonha em ser.

Ah! Outra coisa. Comece com o que tem. Pois se você não tem recursos, comece sem eles. Sempre há um meio de ser começar. Cabe a você descobri-lo.

Dica 02 – Certeza – convicção e segurança

A partir do momento que você se posiciona, entendendo melhor, sabe onde você de fato está e aonde deseja chegar.

É chegada a hora de você tomar posse, abraçar a convicção e partir com toda segurança acreditando que você é totalmente capaz de ter um sonho.

Isso mesmo, um ideal, um objetivo e mais do que isso, ter a plena certeza de que você é capaz de tirá-lo da sua mente, jogá-lo no papel e torna-lo papável e real em sua vida.

A fé é o combustível que move nossas vidas, sem ela não saímos do lugar, não sei qual é a sua crença, mas eu acredito em Deus, portanto posso falar: acredite Nele e em você também.

Pois você é o principal agente nessa trajetória de realizações. Saiba que nada cai do céu, só chuva. 

Dica 03 – Vamos pra cima! Motive-se! Adote o Entusiasmo

Eu acredito que quando você se conhece, olha para dentro de si e tem convicção de onde você se encontra, acredita piamente que está a “um braço” dos seus sonhos e objetivos, e o momento de virar a chave do entusiasmo.

Quando você sabe aonde quer chegar, tem um marco a ser atingido, é preciso estar com a energia em alta.

Seja você a estar motivado ou motivar sua equipe. Ambos precisam estar “pilhados”. Ter esse sentimento é fundamental, pois é o que faz nos manter firmes em meio às adversidades.

E tenha certeza, as dificuldades virão. Porém é importante você ter ciência de duas coisas:

Primeiro: que o fracasso faz parte do sucesso. Sendo assim, concentre o foco na solução e não no problema existente.

Fortaleça a sua mente e faça o que for preciso sabendo utilizar o “fracasso” como lenha para aquecer sua chama em direção e conquista do sucesso.

E segundo: defina quais serão suas perdas aceitáveis. Isso é importante porque faz com que você tenha sempre em mente até onde você pode ir, limites.

E saiba disso, eles são importantíssimos.

Ou seja, o que realmente você está disposto a abrir mão, sacrificar ou até mesmo perder para seguir adiante em busca de seus sonhos e objetivos.

E isso, é claro, mantendo a sua sanidade.

Entendendo isso e com os pés no chão, parta para cima!

Dica 04 – Defina seu foco e ajuste-o quando necessário

Quando um sniper parte para uma missão, ele sabe exatamente de onde e quando ele partiu.

Sabe a duração da sua missão e especificamente o que ele precisa fazer, qual é o seu alvo.

Ele tem em mente, quase que diariamente o que precisa fazer, está focado, concentrado sem se dar ao luxo de distrações.

Sabe que não pode errar o alvo. E se caso isso venha acontecer (e acontece), reconhece que terá que fazer os ajustes necessários, pois a missão precisa ser cumprida.

O mesmo acontece com você, após entender os seus objetivos e propósitos, e injetar uma boa dose de entusiasmo e motivação, é chegado o momento de você estabelecer marcos que vão te levar ao encontro de seus objetivos.

Isso mesmo, hora de traçar as metas de que forma que estas fiquem bem definidas. Mas é imprescindível que você se mantenha focado.

Vale ressaltar que quando falamos de foco, somos remetidos a quase um estado de introspecção, atenção total.

Isso é válido, porém reserve uma pequena parcela de atenção para não perder oportunidades mais rentáveis que venham a surgir ao longo do percurso e também manter-se conectado ao mundo ao redor.

Ah! Não se esqueça. Tudo possui um início, meio e fim. Portanto, ao traçar suas metas, já as defina com os seus respectivos prazos de atingimento.

Pois, não existem metas sem prazo. Se isso acontecer, a meta deixa de ser meta. E passa a ser algo volátil que vai ser perder ao tempo e espaço.

Dica 05 – Tenha Comprometimento máximo 

”Suas obrigações”, essa é a nova definição para suas metas. Você as traçou com muita clareza e objetividade.

Agora, você precisa se comprometer ao máximo, entendendo que seus objetivos estão mais perto de serem alcançados.

E nesse processo, sacrifícios serão necessários. Lembra-se quando mencionei as perdas aceitáveis? (dica 03). É disso que estou falando.

Muitas vezes, no início de um projeto, sua presença e tempo poderão ser demasiadamente exigidos. Mas saiba que isso terá uma recompensa lá na frente.

Uma vez que você tenha equilíbrio nessas ações.

Você precisa se olhar no espelho e acreditar em você, procurar desenvolver ardentemente um mindset VENCEDOR.

Crie um estado onde você se mantenha sempre energizado e persistente. Isso vai te ajudar a ir de encontro na direção certa dos seus objetivos.

Tenha em mente que você acredita nos seus sonhos e que é totalmente capaz de realizá-los e transformar suas metas e objetivos em realidade.

E tenha na sua consciência que isso vai acontecer por meio de uma crença positiva em seus dons e talentos, no seu negócio, nas suas ideias.

Permita-se confiar nas suas capacidades, habilidades e virtudes, empodere-se disso, pois é exatamente isso que vai fazer você literalmente vencer, transpor seus medos, dificuldades e temores.

E não para por aí, criar esse estado de autoconfiança e crença positiva, vai proporcionar o surgimento de ideias inovadoras, criativas e te levar a grandes feitos.

 Dica 06 – “Poder do Momentum”

Segundo Anthony Robbins esse é o processo mais poderoso para criar um “impulso” e planejar as ações que vão levar você de onde você está para onde você deseja chegar.

Na verdade esse momentum é que vai ditar o ritmo para suas ações.

Trocando em “miúdos”. Digamos que você está em uma meta que foi atingida. E agora você deseja e precisa seguir adiante.

Porém antes de dar qualquer passo, defina algum tipo de ação que vá de encontro a realização dos resultados que você determinou.

É mais ou menos como um efeito trampolim. É muito simples de entender.

Como Anthony Robbins fala: pessoas deprimidas tendem a ficar mais deprimidas, pessoas apaixonadas tendem a ficar mais entusiasmadas e da mesma forma pessoas bem-sucedidas tendem a gerar mais sucesso.

A essa força que evolui ele define como sendo o “poder do momentum”.

Contudo, três pontos precisam estar muito bem claros: onde você esteve, onde está no “agora” e aonde você quer chegar.

Essa certeza se faz necessária a fim de você possa criar as mudanças duradouras nas mais diversas áreas da sua vida.

Dica 07 – Aplique a Meta Smart

Traduzindo para o português seria algo semelhante a “esperto” ou “inteligente”. Na verdade, a utilização dessa ferramenta fará toda a diferença ao longo do processo.

Publiquei um artigo onde abordo com maior riqueza de detalhes como funciona essa ferramenta. Clique aqui para acessar o artigo.

Resumidamente podemos entender que a Meta Smart é uma ferramenta que visa auxiliar você ou sua empresa na elaboração das metas.

Diretamente podemos entender seu processo tomando por base os seguintes atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Conclusão

Bem estamos chegando ao fim. Com isso podemos entender que para alcançar o sucesso em qualquer área da nossa vida, é primordial que adotemos uma maneira positiva e progressiva de pensar.

Ou seja, iniciarmos a configuração ou se preciso for, a reconfiguração da nossa mente.

Esse posicionamento vai nos levar a um crescimento, identificação e aplicabilidade dos nossos pontos relativamente mais fortes.

Em contrapartida, o mesmo acontecerá com os pontos que necessitam de melhora e aqueles que precisam ser eliminados por completo.

Agora é o momento de você partir para prática e buscar desenvolver um mindset empreendedor, positivo e progressivo a fim de conquistar grandes resultados em sua vida pessoal e profissional.

Ponha as 7 dicas em prática e conquiste um mindset empreendedor que vai transformar sua vida e a maneira de ver as coisas.

Sucesso e até a próxima.

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *