Como Criar um E-book de Sucesso – Simples, Rápido e Fácil (Parte 01)

Atualmente o e-book é o melhor caminho para você começar uma estratégia online de sucesso e começar a ganhar dinheiro na internet.

Por que digo isso? Porque a elaboração de um e-book é bem simples, fácil e relativamente rápida de se preparar dependendo, é claro, do assunto em questão.

E mais, é um material que devido ao seu formato (digital), pode ser consumido em qualquer lugar e por meio de celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos.

Desmistificando

Talvez você deva pensar: “isso é muito difícil, só uma pessoa com muita experiência é capaz de criar um e-book“.

Ledo engano, eu também pensava assim no começo, mas vi que estava enganado.

Se você é uma pessoa que está iniciando no segmento digital e começando a montar seu próprio negócio, em breve você irá precisar de um e-book (ou isca digital, dica – leia o artigo sobre iscas digitais) para começar a construir sua lista de e-mails.

Ou até mesmo para começar a vendê-lo como um produto inicial e gerar receita.

Mas não se preocupe, aqui vou procurar ser bem prático e objetivo a fim de que você tenha total condição de criar seu primeiro de muitos e-books para seu negócio.

E também, olhando por outro lado, se você é uma pessoa que deseja transformar seus conhecimentos em um livro digital e disponibiliza-lo para venda ou apenas com o intuito de armazena-los de forma mais organizada, esse e-book também é para você.

Ou ainda, se você já possui seu próprio negócio, mas tem um pouco de dificuldade na hora de preparar seus e-books, quero compartilhar com você as informações contidas nesse artigo.

Agora, você também tem opção de terceirizar esse serviço. Submetendo o e-book aos cuidados de um freelancer. O site www.workana.com é um deles. Lá você consegue aliar bons preços com conteúdos de qualidade.

Saiba de uma coisa… Aqui eu quero e tenho o maior prazer em ajudar a você no que for preciso.

“Aprendi que nossa vida é uma rua de duas mãos. Hora estamos aprendendo algo com alguém ou hora estamos compartilhando (ensinando). Assim é a nossa vida se pararmos um pouquinho para observar”.

Preparando o E-book

Abaixo segue um passo a passo para você criar seu e-book desde a concepção até ao seu nascimento.

E isso posso te afirmar. De que dependendo do seu empenho e prática, isso pode ser feito em um simples fim de semana.

Bem chega de papo e vamos ao ponto.

1. Pesquisa do assunto (sobre o que)

Aqui é seu ponto de partida, é a partir daqui que tudo vai se desenvolver, que mais adiante vai servir de base para estruturar seu e-book.

Você pode falar sobre vários assuntos.

Entretanto, se você já possui uma área (nicho) de atuação, beleza. Então seu objetivo aqui é procurar identificar para que público você vai direcionar o assunto em questão.

Procure escrever sobre algo que você tem goste, domine e que tenha o maior prazer em ensinar.

O importante é que o conteúdo seja de grande relevância e agregue valor ás pessoas.

Partindo desse pressuposto, fique atento a talentos e virtudes que você possui e que de alguma forma, podem ajudar a outros uma vez que compartilhados através do e-book.

Outra coisa é o seu aprendizado ao longo de sua trajetória de vida.

Conhecimentos que você adquiriu ou casos de superação e que também podem ajudar a outros.

Digamos que você tinha problemas com excesso de peso.

E que através de não apenas um método, mas também de uma nova forma de pensar, você superou essa dificuldade e hoje desfruta de uma vida mais saudável.

Agora não se esqueça, é fundamental que exista demanda em relação ao assunto em questão. E para isso, sua pesquisa é fundamental.

Para isso, eu recomendo: Google Trends, Ubersuggest e Google KeyWord Planner.

2. Pesquisa do público (para quem)

Com base na última frase do tópico anterior, é identificando a demanda que você vai poder refinar o conteúdo a ser abordado pelo seu e-book.

É necessário que haja procura sobre o assunto. Uma vez confirmada a procura, agora é o momento de ir mais fundo.

Procure identificar através de uma pesquisa mais detalhada, quais são as dores, medos, necessidade e anseios do seu público.

Para isso eu recomendo: Yahoo perguntas e respostas, Google Drive

Feito isso, pense em como seu conteúdo pode ser apresentado de forma a poder ajudar as pessoas que consumirão seu e-book.

3. Corpo (como)

Chegou a hora de dar forma ao seu projeto ao ponto das pessoas o verem como uma perfeita obra.

Imagine um “tapete vermelho” onde você é o responsável em conduzir o leitor do seu início até ao fim dele.

Esse é seu objetivo. Portanto, muita atenção em cada etapa.

Capa – deve despertar a “atenção” apresentando de forma clara, direta e resumida o objetivo (o quê), o método (como) e o resultado a atingir (para quê).

Autor – Identifique-se (esse é apenas um contato inicial). Seja simples e curto e leve-o direto para a leitura.

Mais a frente você terá uma melhor oportunidade, pois o leitor vai querer saber (estou certo disso. ) um pouco mais sobre a pessoa que criou esse excelente conteúdo. 

Sumário – Hora de organizar todo o conteúdo em títulos, subtítulos e também com os respectivos marcadores (páginas). Deve ser intuitivo e de fácil compreensão.

Procure dispor os assuntos respeitando uma sequência lógica e não se esqueça de colocar em cada tópico do sumário, links de direcionamento a fim de facilitar a navegabilidade sobre o texto.

Introdução – É praticamente a sua capa transcrita. Simples, em poucas palavras passe o objetivo do seu e-book e a transformação, aprendizado e/ou resultado que o leitor vai atingir com seu produto.

Centro – na verdade é aqui que vai se concentrar todo o conteúdo, distribuídos por meio te títulos, subtítulos e marcadores.

Conclusão – é onde você vai unir todas as suas ideias transformando-as em um único desfecho do assunto “mãe”.

Sobre – Agora sim você pode falar um pouco mais sobre você, seu trabalho e suas conquistas.

Dica de ferramentas para te ajudar nesse processo: Livros Digitais e Papyros.

4. Revisão (correção)

Agora é o momento de você tirar uma “prova” da sua obra. Uma olhada mais detalhada e criteriosa que vai um pouco mais além do que uma simples procura por erros gramaticais.

Pois no tocante a esse assunto seu estado já deve ser impecável.A não ser que você queira perder a credibilidade com seus leitores devido a erros básicos de português. wink

Além de observar os detalhes primários e básicos como localizar possíveis erros de português e digitação, parta também para uma visão mais criteriosa e depurada como incidência de palavras repetidas e substituí-las.

Veja também a adequação de determinados termos por outros com um melhor sinônimo ou um possível devaneio (saída do objetivo principal), assim como uma melhor reorganização e reestruturação.

Sacada: Após terminar de escrever tudo, dê uma descansada para aliviar a cabeça. Só então, depois de um tempo legal (+/- umas 3 a 4 horas), volte e inicie o processo de revisão, pois sua mente estará mais oxigenada.

Você pode e deve utilizar ferramentas como o próprio Microsoft Word ou o LibreOffice , até mesmo pedir para um amigo próximo dar uma boa olhada.

5. Estruturação, Design e Arquivo

Aparência é tudo! Aqui o objetivo maior está em atrair, despertar a atenção. Diferente do tópico “corpo”(visto mais acima) onde o foco é mais voltado para a forma.

Sendo assim, não tenha reservas quanto à aplicação das técnicas de design, diagramação e editoração.

Esses são pontos básicos para que você possa através deles proporcionar ao usuário uma leitura que seja agradável aos olhos e mente.

Agora, se é a sua primeira vez ou tem dificuldade para isso? Sem problemas, é muito simples. Contrate um freelancer e deixe tudo com ele.

Mais uma vez fica a dica, busque esse serviço no site www.Workana.com e relaxe.

Fonte 

O importante aqui é atentar para a aparência e tamanho (formato agradável e legível), pois são os pontos a observar a fim de que seu material possa ser consumido em qualquer dispositivo, seja ele um celular, tablet ou desktop.

Capa

Como mencionado anteriormente, inicialmente nós somos atraídos pelos olhos, é nosso primeiro contato com o produto seja ele qual for. Portanto, faça um bom trabalho e não se esqueça de manter o “casamento” entre: o tema principal e a identidade visual.

Dica de ferramentas para se criar uma capa em 3D: MyEcoverMaker e Online.boxshot.

Sumário

Aqui basta uma ação muito simples além do que já foi dito algumas linha acima. Procure em cada bloco de informação, “linká-lo” ao produto em questão para ter uma melhor navegabilidade e fluidez através das páginas do e-book.

Ilustrações

Um bom texto precisa estar atrelado a boas imagens a fim de que estas possam facilitar a compreensão do assunto, dar maior oxigenação à leitura, além de complementar ideias.

Mas não se restrinja apenas a imagens. Infográficos, mapas mentais, tabelas e gráficos são também muito bem-vindos.

Seguem aqui opções para obter boas imagens gratuitas: Freeimages e Pixabay.

Quotes

Além de servirem para agregar ou dar ênfase a alguma citação, os quotes também servem para ajudar naquela “respirada” durante a leitura. É aquela “tomada de fôlego” para continuar a leitura.

Resumindo: É o mesmo que uma citação, uma frase retirada de um livro, colocar entre “aspas”, mencionar com o objetivo de enfatizar uma opinião, especificar, determinar algo ou alguma coisa.

Cores

As cores estão diretamente ligadas à emoção, portanto, toda atenção em combiná-las com o tema e o público. Sempre procure harmonizar, pois a leitura requer uma atmosfera tranquila.

Salvo para as cores contrastantes que são utilizadas para dar efeito de destaque em algum ponto ou elemento específico.

Links

Entenda que toda isca digital tem como principal objetivo a conversão, seja para a captação de leads para um funil de vendas, lista de e-mail marketing ou uma venda direta.

Sendo esta última um pouco mais difícil, mas possível.

Sendo assim não deixe de utilizar links (direcionáveis), CTA’s (call to actions) e indicação de produtos (banners).

Pode parecer estranho a forma de exemplificar, mas imagine um “campo minado”. Esse é o objetivo.

Procure espalhar links apontando para o seu blog/site (artigos), um produto seu ou afiliado, e importante, ambos ligados ao assunto do e-book.

Formato

Hoje existem duas formas de arquivos que você pode disponibilizar seu e-book. O ePub e o PDF.

O ePub se aplica melhor a e-books mais simples e que possuam poucas imagens, porém é o ideal para dispositivos diversos e que possuam diferentes telas devido a sua adaptabilidade.

Já o PDF se adapta melhor em e-books extensos, complexos e densos. Onde também a arrumação e relação do conteúdo para com as imagens, devem seguir e respeitar o objetivo de assimilação predeterminada pelo autor da obra.

6. Ações complementares

Agora que seu e-book foi finalizado na sua totalidade, existem algumas ações que você precisa tomar. Entretanto elas dependem do propósito para o qual o seu e-book foi criado.

Se seu objetivo é para venda, convém considerar uma série de fatores a fim de que você determine um preço coerente e que esteja em sintonia com sua estratégia de venda.

Além disso, não deixe de registrar o seu produto nos órgãos competentes a fim de garantir os direitos de criação. O mesmo se aplica se sua intenção é apenas divulgar o seu produto. Essa é uma atitude recomendável.

E também, não deixe de atentar nas diversas formas de divulgação e utilizá-las ao máximo a seu favor, independente se você estiver vendendo ou divulgando com o objetivo de captar leads.

Aqui achei conveniente não me estender muito a fim de que o artigo não fique muito grande.

Entretanto, na próxima semana, estarei abordando o item “6” com mais detalhes além de compartilhar com você mais opções de ferramentas que vão te ajudar no processo de criação e desenvolvimento do seu e-book.

Conclusão

Bem, então é isso!

Não se esqueça. Criar um e-book hoje é a melhor estratégia para seu negócio digital. Como disse, é simples, rápido e fácil.

Seja para captar leads, para gerar receita ou outros propósitos, criar um e-book é o melhor caminho.

Agora é só colocar em prática. Então: Vamos lá! Mãos à obra e sucesso!

E aí, o artigo te ajudou? Então, compartilhe com os amigos. 

Se você tem alguma dica extra ou dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo e vamos interagir.

Forte abraço e muito sucesso!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *