Como gravar vídeos e o que é preciso.

Gravar vídeosComo gravar vídeos e o que é preciso. Na atual conjuntura, a gravação de vídeos tornou-se uma das principais ferramentas quando se trata de divulgar uma marca, fazer um tutorial, informar algo, oferecer um produto ou até mesmo registrar um acontecimento.

Depois do Google, e essa já é uma projeção quase que realista, a gravação de vídeos para o Youtube se encontra em segundo lugar e já com uma fatia detentora de 90% do mercado das mídias sociais devido as facilidades e vantagens encontradas quando falamos em tráfego de informação.

Apesar de muitas pessoas ainda alegarem não saber como gravar vídeos, hoje é muito simples, fácil e rápido quando desejamos registrar ou informar algo por meio de um vídeo.

Entretanto, existem dois tipos de pessoas que trafegam nessa via:

1º) Aquelas que dizem: “eu sou tímida, minha voz é ruim” ou “não consigo falar em frente a uma câmera, tenho vergonha”ou até mesmo “eu não sei como gravar vídeos”. Ou seja, pessoas que tem uma barreira na hora de gravar um vídeo, por mais simples que seja. Elas alegam dificuldade extrema ou até que não se acham capazes  para tal fim.

2º) Já outras, são aquelas que não veem nenhuma dificuldade em lidar com esse assunto. Gostam e gravam vídeos de todos os tipos e formas, em qualquer lugar, sozinhas ou com amigos(as). Sentem-se muito a vontade frente às câmeras, como se as mesmas não existissem.

Comunicativas, falantes e extrovertidas.

Com qual delas você se identifica?

Quero te dizer: Você é capaz de fazer coisas incríveis! Quando era criança tive muito medo até aprender a andar de bicicleta ou já um pouco mais jovem, também ficava intrigado e apavorado só de pensar em aprender a tocar bateria e muito mais na frente de pessoas e já quando adulto também tive que vencer a barreira de aprender a dirigir nesse trânsito louco em que vivemos.

Na verdade, em tudo na vida precisamos dar o primeiro passo. Não foi assim quando você aprendeu a andar?

Nada melhor do que um dia após o outro, a perfeição se alcança com a prática. Certa vez ouvi a seguinte frase: “É melhor feito do que bem feito”. Ou seja, você precisa é fazer. Pronto! Saiu do marco zero. Depois, com o tempo, vai se melhorando. Não é que vamos fazer de qualquer maneira, despretensiosamente.

Muitas pessoas alegam que não sabem como gravar vídeos porque não tem as ferramentas necessárias, ou porque o local é inadequado ou ruim. Mas acredito que isso é apenas uma questão de ótica.

Por essa razão quero compartilhar com você algumas dicas de como gravar vídeos e o que é preciso, dicas essas que me ajudaram e eu creio que podem te ajudar também.

7 Dicas – como gravar vídeos e o que é preciso

DICA 01 => Roteiro, script ou rascunho. Procure redigir de forma ordenada, sequencial o que pretende falar, dispondo os assuntos em tópicos e bem espaçados, se possível usando bullet points. Essa dica é legal e ajuda bastante àqueles que estão começando. Outra coisa que parece meio doida, mas treine se vendo no espelho. Vai ajudar bastante a se soltar mais.

DICA 02 => Postura e roupa adequada. Por que digo isso? Porque existe o local e o momento certo para cada coisa. O que quero dizer aqui e o seguinte: Seja você mesmo(a), adote uma postura ereta e vista uma roupa simples, porém apropriada para cada ocasião. Sua imagem faz toda a diferença para aqueles que vão te assistir em seus vídeos. E essa dica vai te ajudar na hora de transmitir confiança e seriedade.

DICA 03 => Local. Não há regra. Tudo depende do contexto, do momento e finalidade. Podemos gravar no quarto, sala, jardim, praia, parques e até em estúdio. É claro que precisamos ficar atentos nas gravações em áreas externas devido ao maior número de ruídos que podem atrapalhar.

como gravar vídeos

 

DICA 04 => Equipamentos de gravação. Você pode gravar seus vídeos com: Celulares (I Phone ou Smartphones), câmeras digitais, pois hoje é muito fácil encontrar câmeras digitais que além de  fotografar, gravam vídeos também (Canon, Sony ou Nikkon), filmadoras para esportes radicais (Go-Pro da Sony ou Kodak) e as tradicionais filmadoras portáteis (Sony, JVC ou Panasonic). Além de uma WebCam para a gravação de vídeos tutoriais ou explicativos feitos direto no PC.

É evidente que não é necessário ter todos esses equipamentos. Citei suas variedades e marcas pois além de cumprirem com seu papel principal, possuem preços acessíveis a todos os bolsos. E na hora da compra, tenho certeza que você irá optar por algo de qualidade e bom preço.

DICA 05 => Acessórios. Também ajudam. Por exemplo, adquirir um tripé para fixação e ajustes de ângulo e altura, podendo assim ficar com as mãos livres para melhor se expressar durante o vídeo. Ter um Softbox. Isso nada mais é do que um difusor de luz para captar e aumentar a luminosidade durante a gravação. Um pequeno microfone para ser utilizado em uma gravação externa a fim de amplificar a sua voz (aqueles dos fones de ouvido que vem junto quando compramos um celular, são simples, mas ajudam). Pano de fundo. Para no caso de gravações internas. Pode ser uma parede branca. Caso não haja, utilize um lençol branco ou preto que vai ajudar bastante.

No caso da grana estar curta no momento, pode-se improvisar. No caso da iluminação. Em gravações externas, optar por dias ensolarados e no período da manhã. Já nas gravações internas, ver um cômodo com boa luminosidade e também pode usar aquelas luminárias fluorescentes de escritório com ajustes de ângulo e direção para aumentar a luminosidade ou fabricar seu próprio Softbox caseiro como o meu.

softbox caseiro

Para fixação, um “pau de self” ou criar algo para fixar ou apoiar (livros, móveis ou prateleiras). Por exemplo, minha base para câmera digital eu criei usando uma base de madeira e um pau de self, rsrsrs.

base para câmera

E na captação do som e sua qualidade no áudio, dê preferência para gravar em um local mais silencioso ou mais a noite onde tudo fica mais calmo.

DICA 06 => Software para Edição de Vídeos. Ao término da gravação de um vídeo, você vai precisar editá-lo a fim de corrigir pequenas falhas e inserir informações nele. Ficam aqui três opções: Camtasia Studio ou Sony Vegas (pagos) ou Wondershare Filmora (gratuito).

DICA 07 => Meios de divulgação. Isso é o mais importante. Você pode divulgar seus vídeos no Youtube (de preferência crie um canal). No Facebook, Google Plus, Tweeter e também no seu blog ou site e até no Whatsap.

Bem, você viu como é fácil poder gravar um vídeo de maneira simples e rápida. Espero ter ajudado com essas dicas. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Forte abraço e até a próxima.

 

Agora, se você deseja investir afim de melhorar seus resultados consideravelmente

Clique Aqui


 

 

 

 

 

 

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

2 Comentários

  1. alexsandro

    Gostei muito do artigo e gostaria de saber se você fez algum vídeo do processo de confecção soft box caseiro.

    • Blz meu amigo. Fico grato pela força. Esse é o objetivo. E respondendo a sua pergunta, sim, estou preparando esse vídeo e em breve vou publicá-lo. Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *