Dicas para aumentar a produtividade

O que fazer para aumentar a produtividade em seu trabalho

dicas para aumentar a produtividadeQuais as dicas para aumentar a produtividade em seu trabalho? Como aumentar a produtividade em seu trabalho?  Não sei você, mas acredito que essa, sem dúvida alguma, é o tipo de pergunta que muitos funcionários ou até donos de empreendimentos já se questionaram.

Afinal, o que é produtividade? Produtividade nada mais é do que a capacidade de se produzir  certo número de coisas em um determinado período de tempo, ou seja, a produtividade está diretamente ligada à produção.

Agora, qual tipo de pessoa você é? Aquela produtiva que consegue realizar suas tarefas em um determinado tempo ou a não produtiva que tem dificuldade em utilizar seu tempo de forma adequada, e consequentemente tem como resultado uma baixa produção.

Bem, para que você venha a atingir resultados positivos em seu negócio ou dia a dia de trabalho é que separei algumas dicas que vão te ajudar a ser uma pessoa mais produtiva.

Abaixo seguem algumas dicas para aumentar a produtividade em seu trabalho:

 

Dicas para aumentar a produtividade em seu trabalho

 1Crie listas e defina prioridades – Um dos primeiros passos para você ter um bom resultado em sua produtividade é fazer uma lista de tudo o que você precisa realizar ao longo do dia.

Organize as tarefas de forma que seja possível a realização de todas elas. Numerando-as em ordem de prioridade, tempo gasto, dificuldade e concentração.

Agora, se você já pratica esse hábito, ponto para você. Bastando apenas prestar atenção em dois pontos: Se sua lista é muito grande, procure diminuí-la. Isso facilita e ajuda a você a ter a ideia da proporção do que terá que realizar.

O outro ponto é o seguinte: Seja objetivo, não perca muito tempo preparando sua lista. Aproveite esse tempo na realização das tarefas. Uma vez feito isso, é hora de colocar a mão na massa.

2 – Controle o tempo de trabalho e descanso, organize-se, use a “regra dos cinco minutos”– Controlar o tempo de trabalho é fundamental. Pesquisas revelam que a produtividade está diretamente ligada a pequenos intervalos de tempo ao longo da jornada de trabalho. 

Essas pausas para descanso são como um “recarregar das baterias”. Tente organizar e dividir seu horário de trabalho em pequenos blocos de tempos. Pois muitas horas trabalhando tendem a diminuir sua produtividade além de afetar sua saúde como perda de concentração, fadiga e cansaço das vistas.

Por exemplo, pratique a regra dos 5 minutos ou mais conhecida com o “Método Pomodoro”. Esse método, criado por um italiano, Francesco Cirillo, no final da década de 80, consiste em criar blocos de trabalho de 25 minutos (chamados de pomodoros). Ou seja, trabalhe 25 minutos sem distrações e/ou interrupções e ao término descanse 5 minutos. Após 4 “pomodoros”, faça uma pausa um pouco maior, entre 15 à 20 minutos.

As vantagem desse método é que ele é simples, pois com pausas frequentes sua mente se tornará mais fresca e você ficará mais focado em suas tarefas. Além de se tornar mais disciplinado.

3 – Livre-se dos ladrões de tempo – Ah! Essa eu confesso. Para mim ainda é a mais difícil. Estou melhorando, rsrs. Os ladrões de tempo hoje, são nada mais nada menos, do que as redes sociais, internet, celulares e afins; Sei que é difícil, mas acredito que tudo gira em torno da disciplina. Assim como eu, você precisa criar o hábito.

Procure estipular regras, isso irá ajudar bastante. Não estou dizendo aqui para você banir esses “vilões” mas para saber utilizá-los de forma adequada. Aproveite os intervalos de tempo e mate a saudade.

Li certa vez em um artigo da Exame: “Pode até parecer piada, mas interagir nas redes sociais pode te ajudar a ser mais produtivo no trabalho. Um estudo da Universidade do Kansas, nos EUA, revelou que fazer pausas para usar o smartphone pode ser um benefício para a produtividade”.

Viu, podemos até associar isso ao Método Pomodoro. Com certeza irá funcionar.

dicas para aumentar a produtividade

4 – Utilize métodos que facilitem a produção –  Existem métodos que podem ajudá-lo(a) a ser mais regrado(a) em relação aos horários e, com isso, conseguir produzir mais em um determinado intervalo de tempo. Busque ferramentas que ajudem em sua produção, procure fazer o planejamento do dia seguinte.

Além de criar listas, como vimos acima, procure deixá-las à vista, ao alcance. Comece pelo que exige menor esforço físico e mental. Organize-se. Local organizado ajuda a otimizar o tempo. 

Exemplo disso é a vitória de um piloto de corrida que está diretamente ligada a um bom “pit stop”. A equipe sabe exatamente o que fazer e o que precisa para fazer. Ferramentas, combustível, pneus, etc. Tudo está em seu lugar e ao alcance para que o tempo seja o menor possível.

5 – Mantenha uma boa alimentação e beba bastante água – Parece simples, mas se não prestarmos a atenção a esse ponto, ele pode se tornar um vilão para nossa produtividade.

Procure se alimentar bem. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de nutrição adequados podem aumentar a produtividade em 20%.

Nosso cérebro necessita de glicose para funcionar, entretanto você consumir doces e alimentos açucarados, os mesmos irão aumentar consideravelmente os níveis de glicose em sua corrente sanguínea. Consequentemente você vai se sentir mais cansado(a), sonolento(a) e menos produtivo(a).

Procure se alimentar de 3 em 3 horas. Faça a opção por frutas e alimentos leves e ricos em proteínas e fibras como: saladas, peixes, nozes, grãos, e até mesmo o chocolate amargo. Além de deixar você mais disposto, irá te ajudar no aumento da produtividade.

Beba bastante água, hidrate seu corpo. Seu cérebro irá funcionar melhor e você perceberá que seus pensamentos fluirão com mais rapidez e intensidade. Não espere pela sede, procure manter sempre perto de você uma garrafinha d’água. Uma dica legal é sentir-se como uma celebridade, tomando também, sempre que possível, aquele suco detox.

Agora, cuidado e muita atenção no consumo de café. Em excesso ele pode até tirar seu sono, te deixar “pilhado” prejudicando sua concentração. Evite ao máximo alimentos com alto teor de glicose, sódio, gordura e ingredientes prejudiciais à saúde.

6 – Nunca pare de aprender – Procure estar sempre aprendendo, adquirindo conhecimento, tire proveito de tudo o que aparece na sua frente e não desperdice nada. Não tenha vergonha de “copiar ideias”. Se você perceber que algo ou alguma ideia irá aumentar sua produtividade, não hesite, coloque-a em prática.

Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil e rápido será seu raciocínio e consequentemente sua tomada de decisões e soluções para problemas.

7 – Estabeleça metas – Defina metas, tenha foco e organize suas pendências. As metas fazem com que nosso trabalho não caia no ostracismo. Nos motivam a melhorar sempre em busca de um nível profissional mais elevado, nos desafiam.

Através das metas, nosso foco é aperfeiçoado. Por exemplo, procure definir metas (atingíveis) para terminar suas atividades.

Mas cuidado, um elevado número de metas podem levar você a fazer várias atividades ao mesmo tempo (multitarefas) e que consequentemente fará com que você não termine sua lista e acabe deixando algum item incompleto ou sem iniciar.  

Procure realizar suas atividades de acordo com a lista e respeitando sua ordem de importância. Pois é melhor você terminar cinco itens e deixar dois pendentes do que não terminar nenhum dos sete.

E detalhe, imprevistos podem surgir fazendo com que algum item fique pendente, ou seja, por terminar. Portanto, se não for possível terminá-lo no dia, é imprescindível que essa pendência seja eliminada na manhã seguinte.

8 – Não seja perfeccionista demais. Isso pode não ser muito bom – Procurar fazer o seu melhor, com qualidade e zelo é importante e até louvável, mas a partir do momento em que a busca pelo melhor se torna uma obsessão isso lhe causará problemas.

Uma atividade ou trabalho não pode ser descartado só porque não ficou 100% perfeito

Como disse anteriormente, suas metas precisam ser atingíveis. Sendo assim, não seja muito exigente. Disciplinado e zeloso, sim. Mas perfeccionista não. Não se torne aquela pessoa chata que vive procurando ou até mesmo criando problemas.

Isso só irá diminuir cada vez mais sua produtividade uma vez que você emprega mais tempo procurando defeitos do que  produzindo propriamente dito.

Muitas pessoas tem um entendimento deturpado ou até errôneo quando falamos de perfeccionismo.  O perfeccionismo deve levar você a melhorar algo, e não apenas apontar o que está errado ou regular.

9 – Você precisa agir, força de vontade não é tudo – Pronto, entendi as dicas. E agora? Não basta apenas ter conhecimento se ele não for aliado a prática. É muito importante que você tenha força de vontade na realização de um atividade ou tarefa. De nada adianta seu pensamento positivo se não colocar a mão na massa. Segundo uma pesquisa realizada por um professora de psicologia comportamental – Janet Polivy, nosso cérebro teme grandes projetos porque somos propensos a desistir no primeiro obstáculo.

Então precisamos trabalhar nosso cérebro para dar o primeiro passo, sairmos da inércia. É necessário trabalhar nossa mente de que o projeto, atividade, o que for… vai ser um sucesso e que deve começar imediatamente, isso pode parecer meio assustador para algumas pessoas, mas é o primeiro passo para ser produtivo.

Todos nós passamos ou ainda iremos passar por algum tipo de dificuldade ao longo de nossas vidas, mas adiá-las não vai fazer com que elas desapareçam. 

Agora responda. Depois dessas dicas, como anda a sua produtividade? O que você está fazendo para ser mais produtivo?

Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário!

Agora se você deseja começar seu Próprio Negócio do Zero e nele aplicar as dicas para aumentar a produtividade.

 Clique aqui


Forte abraço e até a próxima.

 

 

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *