5 Estratégias Infalíveis para Ranquear seu Site

escrevendo-artigos-de-qualidadeComo você se sentiria se escrevesse um artigo de qualidade, algo que você empregou bastante tempo estudando, pesquisando e desenvolvendo estratégias a fim de poder proporcionar ao usuário tudo aquilo que ele estava buscando.

Resolvendo assim um problema, uma dúvida, dilema ou até “dores” e “medos”.

E ao término, após publicá-lo, você percebesse que seu artigo foi acessado inúmeras vezes, sim, recebendo infinitos cliques.

Seria fantástico, não é? Sucesso!

Contudo, é bem provável que isso não esteja acontecendo em sua totalidade. O que fazer? Você deve estar pecando em alguns pontos que somados devem estar gerando o resultado contrário do que você tanto espera e/ou busca.

Mas não se preocupe. Este artigo lhe ajudará como uma bússola dando a você um norte, sim um referencial de como tornar seu site e consequentemente, seus artigos impossíveis de não serem encontrados mais rapidamente.

Observe o vídeo:

Observe que não há margem para erros. Todo o sucesso da manobra depende de um conjunto de técnicas e aptidão do dublê que precisam ser aplicadas e controladas com toda exatidão.

Ou ele faz tudo certo ou não. Caso contrário, o mesmo teria um fim trágico.

Mas fique tranquilo(a), esse não é o seu fim… rsrsrs.

Pois é, esse é o ponto onde entra a importância do SEO em todo o seu trabalho.

Mas primeiramente, o que vem a ser a sigla SEO?

Conhecida como Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca, ou otimização de sites.

SEO é um conjunto de estratégias, técnicas que se bem aplicadas, tem por objetivo potencializar e melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Página de resultados orgânicos aquelas vindas de um site de pesquisa, como o Google, por exemplo.

Em suma, irá ranquear melhor o seu site para que ele seja mais facilmente encontrado.

Sua importância é vital para o seu site e consequentemente seu trabalho. Pois aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso do seu blog ou empresa.

Agora, é evidente que existem inúmeras estratégias que visam cooperar em favor do melhor posicionamento do seu site. Mas hoje estarei abordando apenas cinco (5) delas, as quais, eu considero de suma importância no contexto geral.

Começando e avaliando como está a aplicação destas estratégias iniciais, você, com toda certeza, já terá excelentes resultados.

Então, vamos a elas:

Estratégias Infalíveis

1º estratégia – Buscando a Palavra-Chave certa.

O emprego da palavra-chave correta é o “tiro certeiro” tanto para atrair mais visitas orgânicas, quanto visitantes mais qualificados para dentro do seu site.

palavra-chave-certa

Mas é preciso entender o que é a Palavra-chave. A keyword (palavra-chave em inglês) é a principal palavra ou termo que descreve o assunto ou o título de um conteúdo.

Portanto, palavra-chave é o primeiro e principal termo que as pessoas vão digitar em um site de pesquisa a fim de encontrar o seu conteúdo.

Uma vez encontrada, ela será responsável pelo alicerce e também pela estrutura do seu artigo.

A quantidade de vezes que uma palavra-chave é repetida em uma página, já é um forte indício para o Google de que ela é importante para o contexto daquela página.

E quando se fala em repetição, é importante ter bom senso e equilíbrio. Pois a palavra-chave já deve estar presente no título, na descrição do artigo e ao longo do conteúdo. Porém não o faça de forma desordenada e incoerente.

Pode aparecer de outras formas, como sinônimos e expressões.

Seguem abaixo, algumas ferramentas que podem ajudar em muito no momento de você pesquisar a palavra-chave a ser utilizada ao longo do seu conteúdo.

Onde Pesquisar

  • Google Adwords (Planejador de palavras-chave)
  • Google Suggest (Instant)
  • Google Trends
  • Pesquisas Relacionadas – Google
  • Yahoo respostas
  • Ubersuggest.com

E nunca se esqueça de que: Palavra-chave = Público Alvo. É ela que irá reger as demais estratégias.

 

2º estratégia – Título. A isca adequada.

Já percebeu na diversidade do material de pesca que um pescador profissional possui? É fácil de entender. Para cada tipo de hora, local e pesca, existe um determinado tipo de molinete, vara e isca adequados.

Títulos-Iscas-Adequados

E que o sucesso da sua pescaria está diretamente ligado com a escolha correta de cada um desses itens?

Então. Essa analogia é mesma no tocante a escolha do título para seu artigo. Você não pode pecar nesse momento.

Atente para essa questão: O primeiro contato, a primeira ligação que os leitores vão ter será com o título do seu conteúdo e se você der o passo errado, todo trabalho estará perdido.

Digo isso porque seu título será visto nos e-mails, redes sociais e principalmente nos dispositivos de busca, como o Google e Bing.

Portanto, não tenha pressa nenhuma no momento de definir qual será o título do seu artigo.

É interessante como exemplos simples do cotidiano (o pescador) podem fazer grande diferença na nossa vida.

Quatro passos infalíveis

A – Qual o objetivo do pecador? Pegar o maior número de peixes possível. Então, a primeira coisa que ele precisa é chamar a atenção do peixe usando a isca adequada.

Agora você, o que deve fazer? Você deve usar uma palavra ou termo que desperte, capture a atenção imediata do leitor.

B – Entenda que isso é uma sequência de fatos que não há participação direta do pescador (ele não vê o que acontece). Feito isso, ele “precisa” despertar o interesse do peixe. Como ele fez isso?

Colocou a isca visível ao peixe. E o peixe por sua vez teve seu interesse despertado pela possibilidade de saciar sua fome por meio do benefício de comer a isca suculenta.

Qual o principal benefício do seu artigo? É isso que deve despertar o interesse do leitor (necessidade suprida). Essa é sua responsabilidade.

C – A transição do sentimento de interesse para o desejo se dará pela soma do benefício (fome saciada) e senso de urgência (outro peixe pode pegar a isca).

O mesmo ocorrerá com o leitor. Ele será levado a esse mesmo desejo.

D – Basta apenas um detalhe, aquela “balançadinha” na isca. Era o que faltava para o peixe tomar a ação.

No seu caso é a responsabilidade de espalhar os CTA’s por todos os lugares. Os famosos “call to action”, chamadas para ação. Isso deve ser feito no momento em que você estiver compartilhando seu artigo nas mídias sociais.

É importante saber que o seu título deve compreender no máximo 60 – 70 caracteres e que a palavra-chave deve estar presente nele, preferencialmente no início.

Agora é só fazer as “combinações certas” e boa pescaria!

3º estratégia – Descrição do Post. “o tapete vermelho”.

Imagine um título “mastigado” ou um “mini-resumo” da sua página. Isso é conhecido como meta-description ou meta- descrição ou descrição do post propriamente dito.

meta-descrição

Sabe aquela exibição de texto das segundas e terceiras linhas dos resultados de busca, logo abaixo do título? Sim, é exatamente isso que o Google utiliza como meta-descrição.

Outra coisa, seja genuinamente sincero e honesto ao descrever seu conteúdo. Lembre-se de que o foco aqui é informar ao leitor sobre o que ele vai encontrar ao clicar no seu link.

Foco, Impacto e Criatividade

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente a atualizações do blog!

Apesar de não influenciar diretamente no posicionamento de uma página, sua descrição precisa ser muito bem redigida e atrativa.

Ok, já explico.

É seguinte. Um dos fatores utilizados pelo Google para aumentar o posicionamento de um resultado é uma taxa de clique mais elevada (CTR – Click Througt Rate). E a forma de isso ocorrer é efetuando uma boa descrição como mencionado acima.

A meta-descrição, na verdade, deve ser elaborada de forma atrativa visando (quase que induzindo) o leitor a uma chamada para ação (CTA – Call to Action).

E não se esqueça, não deve exceder em 156 caracteres, pois o que passar disso, os buscadores irão colocar reticências (…).

É simples, coloque-se no lugar do leitor. Lembra-se da analogia do pescador? Basicamente e a soma dessas três primeiras estratégias (Palavra-chave => Título => Meta-descrição).

4º estratégia – Imagens. “Uma imagem vale mais que mil palavras” (modificado).

Quando abordamos o tema otimização de imagens para a internet, é necessário ter em mente que esses “robôs” não leem figuras. Os mesmos leem basicamente linguagem HTML.

otimização-de-imagens

Sabendo-se dessa dificuldade que o Google possui, de que forma você pode ajudar? E como o Google sabe do que se tratam certas imagens?

Existem dois atributos que ajudam o Google nessa tarefa: O Title e o Alt. Esses dois “carinhas” tem um papel primordial para o seu ranqueamento no Google Imagens.

A otimização de imagens se estende desde a utilização desses tags (alt e title) até o nome da mesma, conteúdo onde está inserida e links.

Agora, qual o real papel da tag – ALT ?  Sua principal função é fornecer uma descrição alternativa para a imagem.

Como o tag – ALT é a parte que será lida pelo Google, consequentemente ele saberá no que se refere a imagem e sua ligação com a página em que foi anexada.

A tag title por sua vez é o complemento do Alt. Por meio dele podemos usar quantos caracteres forem necessários para descrever a imagem em questão.

O title por si só se descreve, ele é o título daquela foto, uma descrição mais detalhada. Mas cuidado! Não é bom escrever textos muito extensos, use-o de preferência com palavras-chave (sem acentos), mas não exagere.

Use palavras que ajudem a entender do que se trata aquela figura. Se forem mais de uma palavra, separe-as por hífen ao invés_de_ underline.

É importante que ao renomear suas imagens, utilize palavras-chaves ligadas ao conteúdo que elas representam. E seja o mais fiel possível na descrição.

Outro ponto importante ao inserir as imagens no seu site é coloca-las perto (acima ou abaixo) do contexto que elas representam. Essa ação é importante para aumentar a relevância  imagem-conteúdo.

Procure dar preferência por formatos padrões como jpg, gif, bmp e png, mas não se esqueça: a qualidade de uma imagem pode mudar a velocidade de carregamento.

Procure imagens de boa qualidade e resolução, porém que sejam fáceis de carregar.

O ideal é tentar achar um meio termo entre qualidade, tamanho e velocidade.

5º estratégia – Conteúdo. Qualidade acima de tudo.

Regra áurea: Não escreva por escrever, isso é desleixo. Escreva com propósito. Acredito que todo aquele (a) que ama escrever tem um dom em suas mãos.

conteudo-de-qualidade

Não escreva o que você “acha” que as pessoas precisam ler. Escreva aquilo que elas necessitam ler, o que elas estão buscando.

Mas a forma de saber o que seu público está buscando é fazendo uma pesquisa, procure encontrar quais são as reais necessidades, dúvidas, “medos” e anseios do seu público.

Como você procede quando vai a um estabelecimento e é bem atendido, e também encontra o que você quer? Você não tende a retornar e recomendar para outras pessoas, correto? Amigos, familiares, etc.

Não é assim que funciona?

Então, isso é o que acontece com o usuário que encontra de forma rápida o que procura em seu site, ele tende a retornar outras vezes e não somente isso, passa a recomendá-lo também.

Assim acontece quando você escreve conteúdos relevantes, que vão direto ao ponto, suprindo exatamente a necessidade do leitor.

Procure usar a palavra-chave ao longo do artigo, porém com coerência. Os buscadores observam quando o uso da palavra-chave é utilizado de forma a atingir uma boa densidade. Ela pode ser apresentada  também como sinônimos e expressões.

E itálicos e negritos são bem-vindos, porém sem excessos.

Espero que tenha gostado desta série.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário.

Então coloque seu e-mail abaixo para se juntar a várias pessoas bacanas do Guia Viver Online Hoje para receber novos conteúdos, vídeos e dicas .

Dica: Se você deseja conhecer um pouco mais sobre Estratégias de SEO e colocar seu blog numa posição de destaque, clique abaixo e surpreenda-se: 

Clique agora e surpreenda-se!

 

 

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *