Gatilhos Mentais – 14 tipos para você conquistar na arte da persuasão e impulsionar suas vendas (1.2)

gatilhos mentaisGatilhos Mentais – De volta a eles para você melhorar ainda mais a relação com seu publico.

Já percebeu que com o passar dos anos os dias parecem que não tem as mesmas 24 horas?

Acordamos para um dia rotineiro da semana com nossa agenda repleta de afazeres, compromissos e responsabilidades e, quando percebemos o dia já acabou e ficamos com aquela sensação de improdutividade.

O fato de tomarmos muitas decisões ao longo do dia deixa-nos ainda mais exaustos em especial mentalmente.

Chegamos em casa cansados e com dores no corpo. Clamando por um bom banho e uma boa noite de sono.

No dia seguinte, acordamos parecendo que não dormimos o suficiente. Será que também a noite está diminuindo?

Não, a horas da noite continuam as mesmas. Mas com certeza algo está acontecendo.

Segundo o resultado que foi publicado na semana passada no periódico Sleep Health: Journal of the Sleep Foundation as horas necessárias de sono para adultos de 18 a 64 anos continuam as mesmas, ou seja, de 7 a 9 horas.

Enfim, o fato é que ficamos e estamos cansados mentalmente a cada dia. Nosso cérebro está cansado de tomar decisões. Isso tem se tornado uma constante ao longo de nossas rotinas cada vez mais atarefadas.

Isto é, nada mais nada menos do que um quadro típico de fadiga mental. É caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função  do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. (Google).

Foi pensando nessa avalanche de decisões e em conjunto com todas as suas complexidades envolvidas que resolvemos escrever sobre Gatilhos Mentais: pequenos mecanismos da psique que nos ajudam nas tomadas rápidas de decisões em nosso cotidiano.

Na primeira parte desse artigo sobre Gatilhos Mentais, você teve a oportunidade de conhecer e ter o domínio na arte da persuasão e alavancar suas vendas através dos 4 primeiros gatilhos mentais que destacamos:

1 # – Escassez

2 # – Prova Social

3 # – Autoridade

4 # – Reciprocidade

Agora, para melhorar ainda mais a sua conversa com o seu público e é claro, de forma mais persuasiva, é que compartilhamos com você mais 5 gatilhos mentais.

E aí, vamos conhecer o que existe por de traz desses 5 novos gatilhos mentais, que com toda certeza são de grande importância para o seu negócio?

Então vamos nessa! Continue lendo esse artigo.

5 # – Gatilho da Urgência

Dos gatilhos mentais esse é muito eficaz, pois ele mexe com algo que incomoda e muito o ser humano. A possibilidade de perder o direito de escolha. Isto é, acabou o tempo, o prazo, não tem mais jeito. Só nos resta é ficar sem o tão sonhado produto ou serviço.

Interessante que o gatilho da urgência é muito parecido com um gatilho que abordamos no artigo anterior, o da escassez. Sendo que o que difere esse do anterior é o fator tempo.

Gatilhos Mentais

Engraçado, eu mesmo pude experimentar na prática esse gatilho.

Alguns dias atrás, um produtor fez uma campanha de lançamento de um produto de sua autoria. De fato o produto é excelente.

Entretanto hoje pude perceber que ele utilizou algumas técnicas interessantes pertencentes a esse gatilho que lhe renderam bons resultados.

Vamos a elas:

1º) Ele utilizou palavras e expressões como: “Você só tem até hoje”, “Sua última chance”, ”Não perca essa oportunidade”, “Amanhã será tarde”, “Agora”, “Hoje é o último dia”, “Imediato” e “Só até hoje”. Isso me levou a tomar uma atitude quase que instantânea.

2º) Ele fez com que eu pensasse na possibilidade de não ter mais o produto. Que estava prestes a perder aquela oportunidade. Abriu meus olhos para o risco iminente.

3º) Outra coisa que percebi é que ele justificou o porquê da urgência. Isso é ética. Mostrou-me o quanto valeria o investimento naquele momento. E de fato ele estava certo. Hoje o mesmo produto está aproximadamente 151% mais caro do que quando comprei.

Percebi a eficácia desse gatilho quando notei veracidade e incontestabilidade do motivo apresentado. Ele justificou com clareza o porquê do prazo limitado.

Mas confesso, valeu muito a pena cada real investido.

6 # – Gatilho da Antecipação

Você já percebeu como ficamos quando assistimos a um comercial de lançamento de certo aparelho, ou de algum tipo de carro ou até mesmo de um tênis, alimento, o que seja?

Isso tudo mexe com nossas emoções. Traz-nos uma satisfação em relação ao futuro. Um sentimento de felicidade e bem estar.

Gatilhos Mentais

Essa é a manifestação do poderoso gatilho da antecipação, que dos gatilhos mentais, é expert em mexer com nossas expectativas em relação ao futuro.

Isso é constatado porque o futuro é desconhecido, é um mar de incertezas.

E quando assistimos ou escutamos coisas boas em relação a ele, nos sentimos mais confortáveis e satisfeitos.

Assim devemos agir ao prepararmos o terreno para o futuro lançamento de um produto de nossa autoria.

Por meio desse gatilho mental, devemos criar em nosso público aquela sensação de “água na boca”, entende… rsrs.

Vamos dando algumas dicas sobre o produto. Como ele vai poder nos ajudar e /ou solucionar problemas. Evidenciando seus recursos e funcionalidades, bônus etc.

Você pode dar algumas “pinceladas” em um artigo de pré-lançamento ou até fazer um vídeo com certo tom de suspense.

Convenhamos, a expectativa gerada por uma publicidade bem feita proporciona grandes resultados. Desperta em nós o desejo de ter aquilo que ainda não vimos. É quase que uma venda garantida antes mesmo que ela esteja de fato passível de acontecer.

Dentro em breve estaremos publicando a terceira e última parte deste artigo sobre Gatilhos Mentais.

Não perca!

7 # – Gatilho do Compromisso e Coerência

Isso é fato: todos nós temos as nossas convicções. Nossas crenças, aquilo que tomamos como moral, aquilo que norteia nossa vida e serve de alicerce para tomada de decisões. Até aí tudo normal, correto?

São as estruturas que pegamos emprestadas da nossa família, que por sua vez, pega de parte da sociedade onde vive ou onde os seus antepassados viveram.

Exato. Mas que relação isso tem com o Marketing Digital? É que existe esse tal de gatilho do compromisso e coerência.

Gatilhos Mentais

Quando nós fazemos algo que não condiz com aquilo que defendemos, como corromper, por exemplo, não bate aquela vergonha?

Ou quando afirmamos aos quatro ventos que os idosos devem ser respeitados, mas fingimos que estamos dormindo ao perceber que uma velhinha entrou no ônibus só para não ter que ceder nosso lugar ainda que não estejamos sentados em um assento preferencial, não é de certa forma, incômodo quando você percebe que está sendo incoerente?

Pois é assim que as pessoas se conduzem na sua maioria. Elas se prendem a compromissos e ao perceberem que estão sendo incoerentes com aquilo que defendem acabam por sua vez, tomando uma atitude natural e inconsciente para se aproximar novamente de suas afirmações (compromissos).

E é aí que chegamos ao ponto, o aprendizado e aplicação desse gatilho mental tem por objetivo fazer com que seu público assuma o compromisso contigo, isso! Se comprometa e não volte atrás com suas atitudes.

O gatilho do compromisso e coerência diz que as pessoas estão determinadas a fazer um grande esforço para transmitir coerência entre suas palavras e atitudes – mesmo que, para isso, tenham que tomar ações mais radicais ou arriscadas.

Pense, você é consumidor como eu e nós sabemos como é difícil desistir quando se arrepende no meio da compra.

Agora, trazendo para seu negócio. De que forma você pode aplicar esse gatilho? Ofereça garantias do tipo “Você não irá perder nada com a compra. Caso o produto não atenda suas expectativas, você pode solicitar o seu reembolso no prazo de 30 dias”.

Isso faz com que as pessoas não fiquem duvidosas quanto a decisão de comprar ou não o produto, uma vez que a mesma poderá ter de volta a importância investida no caso de não se dar por satisfeita no que adquiriu.

Foco, Impacto e Criatividade

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente a atualizações do blog!

E mais, depois que a pessoa adquire seu produto, ela mesma acaba assumindo o compromisso consigo mesma.

8 # – Gatilho da Segurança

Pense comigo nessa situação. Você vai a uma dessas lojas famosas de eletroeletrônicos para comprar a sua tão sonhada televisão para a qual você economizou durante um bom tempo até aquele momento único: O dia da compra.

Aí ao entrar você se depara com um universo de televisores de todos os tamanhos, marcas e funcionalidades. Logo se aproxima de você um atendente e lhe pergunta: Posso ajudar?

Você com toda a sua educação lhe responde e diz a razão pela qual está ali. E ao lhe fazer perguntas a respeito da TV que você deseja comprar, você percebe uma “vírgula” de insegurança nas informações sobre vantagens, benefícios e garantias, postura do atendente, impostação da voz no momento de resposta e outros detalhes.

Moral da História: Você compraria a sua tão sonhada televisão neste estabelecimento ou com esse atendente?

Eu também não… rsrs. Na verdade, isso acontece por que todo consumidor deseja ter o senso de segurança na hora da compra. Quando você oferece um serviço ou produto é de suma importância que você transmita confiança e segurança naquilo que está promovendo.

Entenda. Assim como em uma avaliação, se você estudou e sabe quem domina a prova é você. Agora… se você está inseguro quanto a sua preparação. A prova dominará você.

gatilhos Mentais

Portanto, em seu negócio. Saiba muito bem sobre o assunto em questão, mas conhecimento apenas não basta. Sua postura, maneira de gesticular-se, impostação da voz e empatia são atributos indispensáveis para que seu público veja segurança em você.

E lembre-se, “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”. Você é o responsável pelo resultado final.

9 # – Gatilho da Exclusividade

Ser exclusivo é ser chique… rsrs. É engraçado mas é verdade.

Gatilho da exclusividade

Como disse quem não gostaria de ter a exclusividade estar nesta lista de encomenda desse lindo Pagani Huayra?

É isso, o ser humano é atraído por essa sensação de status, de ser único, exclusivo, isso é claro, no que se refere ao ato de consumir coisas.

Essa exclusividade faz com que as pessoas se sintam especiais e a frente das demais. Isso é algo do interesse humano e que está ligado a sua natureza.

Agora, de que forma você pode utilizar esse gatilho mental em seu negócio? Ao oferecer um atendimento personalizado ou um produto especial e exclusivo. Algo elaborado com qualidade e bem acima do normal. As pessoas estão cansadas daquilo que é comum, simples.

Procure demonstrar que seu tempo, materiais e serviços são únicos e de qualidade sem igual e o mais importante; elaborados para um grupo específico de pessoas.

Procure sempre deixar a ideia de exclusividade (qualidade Top) em foco e como o acesso àquilo é extremamente vantajoso.

Ao disponibilizar seus produtos e serviços, procure sempre utilizar expressões como: “Conteúdo Top”, “Acesso Vip”, “Acesso Exclusivo”, “Material Prime”.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Continua…

Está gostando desse artigo? Então coloque seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Guia Viver Online Hoje para receber novos conteúdos, vídeos e dicas.

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *