10 Erros Cometidos por Afiliados – Como Evitá-los ou Corrigí-los

erros - cometidosVocê já cometeu ou comete alguns desses erros?

 No desejo desenfreado de atingir resultados, iniciar um negócio ou conquistar um objetivo, acabamos por cometer e até às vezes permanecer em erros simples que sem perceber atrapalham em muito nossos projetos e objetivos.

Fato é: melhor não errar, mas mesmo que isso ainda venha a acontecer, pior será se depois de passar por tudo e “dobrarmos a esquina” notar que não aprendemos nada com os erros que cometemos.

E pior ainda, não tomarmos nenhuma atitude no sentido de correção.

Mas nem tudo está perdido. Existem erros impossíveis de serem reparados? Sim, existem. Mas ainda bem que isso é a minoria. Na verdade, a maioria dos erros que cometemos, podem e devem ser corrigidos. 

Agora: você está disposto a isso?

Muitos afiliados, sem perceber acabam seguindo por esse caminho e devido a isso tem seus projetos e negócios comprometidos.

Por essa razão, que nesse artigo quero compartilhar com você, 10 erros que afiliados cometem e como eles podem ser corrigidos e evitados.

Procure observar que de forma proposital coloquei esses erros quase que interligados. Pois um acaba por desencadear outro se a prática dele não for corrigida.

É notório que você irá observar que existem erros que são cometidos por afiliados iniciantes e também por aqueles que já estão com certo conhecimento adquirido.

Então vamos a eles.

10 Erros que Afiliados Cometem e Como eles Podem ser Corrigidos e Evitados

Erro # 01 – Querer Resultados Imediatos

“Dinheiro fácil, rápido e sem esforço!”. Acredito que esse é o agente principal que tem levado a maioria das pessoas a ingressarem no Marketing Digital.

Entendo que expressões como: Dinheiro Fácil, Ganhe Dinheiro Dormindo, Dinheiro Rápido e sem esforço entre outras são mentirosas e tendem a denegrir a imagem dos profissionais que trabalham nesse segmento tão sério.

Engana-se quem acha que ao entrar para o Marketing Digital irá enriquecer da noite para o dia como se em um passe de mágica tudo se transforma de maneira repentina.

Ficar-rico

Uma, duas ou até três pessoas não são estatísticas para se tornar regra mas sim exceção. É claro que existem pessoas que alcançam resultados de forma rápida, sim, isso acontece. Mas entenda que isso não é uma regra.

Dica: A maioria das pessoas alcançam seus resultados após muito trabalho, pesquisa, estudo e esforço. Acredite, os resultados chegam de fato. Mas não da forma “marqueteira” como muitos andam falando por aí.

Apenas me responda uma pergunta: Você é um agricultor e pela manhã plantou uma semente de laranja em seu terreno.

Aí você volta daqui a quatro dias para ver como tudo está e encontra uma imensa árvore repleta de laranjas prontas para serem colhidas?

É evidente que não!

Para tudo na vida existe um tempo de maturação. Um tempo para que tudo aconteça de maneira sequencial. 

Bem, deseja trabalhar com Marketing Digital? Então comece com a percepção correta, com os “pés no chão”. Entendendo que irá alcançar seus resultados após muito trabalho e empenho. Mas eu afirmo: você irá alcançar!

Mesmo que em alguns momentos tudo pareça inatingível, porque esses momentos certamente virão, mas persevere e não desista. Aconteceu comigo.

Porém, se não ficar atento, você será levado a uma sucessão de erros.

Erro # 02 – Fazer várias atividades ao mesmo tempo

Quase sempre, quando não pensamos e queremos tomar ações com o objetivo de otimizar nosso tempo, acabamos comprometendo nossa produtividade.

Simples de entender. Hoje muitos que se intitulam “gurus” do Marketing Digital literalmente vendem o sonho de “ficar rico” com cursos milagrosos e imediatistas. Aí você, que está atrás de resultados rápidos, se torna a isca perfeita.

Começa a adquirir cursos e mais cursos no anseio de acelerar seus resultados. Ao ponto de estar fazendo dois ou até três cursos ao mesmo tempo.

Acelerar-resultados

Mas reza o ditado que quem faz muitas coisas ao mesmo tempo acaba não fazendo nenhuma delas corretamente.

E isso vai te levar a uma conclusão que não é verdadeira: Trabalhar com Marketing Digital é a maior “furada”. Além da dor de ter perdido seu dinheiro.

Dica: Então, para que isso não ocorra e você venha a se decepcionar e não perder seu valoroso “dim-dim”. Tome as seguintes ações:

  • Pesquise, analise e avalie o curso antes de adquiri-lo. Procure saber sobre o produtor, pessoas que estão fazendo ou fizeram o curso e os resultados delas. Benefícios do curso e o principal, o preço.
  • Procure ter foco. Faça uma coisa de cada vez. Concentre-se. Lembre-se: início, meio e fim. Pronto, aí parta para outra atividade.
  • Invista em um bom curso e não se esqueça. Dificilmente seus gastos ficarão apenas no curso em si. Na maioria das vezes, será necessário adquirir algum tipo de ferramenta, plugin ou produto complementar.
  • Então procure ter sempre uma reserva para gastos extras.

Erro # 03 – Promover no mesmo local vários produtos de diferentes nichos

Hoje temos as três principais plataformas de vendas de produtos digitais que são: Hotmart, Eduzz e Monetizze. E todas elas com uma infinidade de produtos para serem promovidos distribuídos em suas mais variadas categorias.

Mais uma vez, no desejo de resultados rápidos, você, que tem um blog que fala sobre saúde e bem estar (por exemplo), afilia-se a vários produtos digitais e de categorias distintas.

Então começa a promovê-los em seu blog transformando-o em uma verdadeira “salada” de produtos digitais. Saúde e bem estar, musculação, dieta, relacionamento, marketing digital, culinária, gastronomia, concursos, jardinagem e muitos outros.

E mais, espalhando banners promocionais de afiliados de todos os tipos e por todo o blog.

Deu para entender? Seu blog virou um verdadeiro balcão de anúncios. Isso irá confundir as pessoas além de causar uma má impressão sobre seu trabalho.

Balcao-de-anuncios

Lembre-se, seu blog é sua “casa” na internet, é o local onde as pessoas poderão te encontrar e interagir contigo, seu endereço e não um shopping.

Dica: Antes de qualquer coisa, antes mesmo de criar seu blog (algo que eu acho fundamental para aqueles que desejam trabalhar com Marketing Digital), procure definir seu nicho de atuação e encontrar seu público alvo.

Feito isso, avalie e separe os produtos certos, ligados ao seu nicho, para promover. Mas seja comedido. Também não escolha muitos deles. Faça uma seleção.

Pois seu nome, sua imagem e reputação estão em jogo. A escolha do produto errado (fraco em qualidade) pode comprometer seu trabalho e arruinar sua reputação.

E o mais importante, não fique apenas promovendo, não passe a imagem da pessoa que só quer vender. Faça ciclos promocionais, ciclos de anúncios. E ao contrário, procure ser mais ajudador.

Erro # 04 – Prática do Spam – Colocar link de afiliados em todo e qualquer lugar

Na prática, hoje é quase impossível ficar livre deles. São aquelas mensagens desagradáveis que chegam ao seu e-mail, redes sociais e blog trazendo sempre algum tipo de promoção ou link de afiliado.

Muitos afiliados pegam seus links de produtos digitais e praticam spam em todos os lugares de maneira desrespeitosa.

Pratica-do-spam

E com essa atitude, ficam marcados e com a imagem comprometida. Mas muitos ainda insistem em tirar proveito do trabalho de outras pessoas continuando a agir desta forma enviando e-mail, postando em redes sociais e comentando em blogs.

Dica: Não pratique spam… não pratique spam e não pratique spam. Ao contrário, procure desenvolver empatia com seu público.

Procure sempre ajudar as pessoas e aí irá perceber com o tempo que elas estão se achegando a você não pelo que “você quer vender”, mas sim pela ajuda e conteúdos relevantes que você está dispondo a elas.

Então as vendas irão começar a acontecer naturalmente.

Erro # 05 – Não construir lista de e-mail ou o contrário, comprar lista de e-mail

Bem, pelo fato de estar ligado ao mesmo assunto, achei conveniente deixá-los próximos.

Achar que construir uma lista de e-mail não é uma ação interessante alegando que vai dar muito trabalho ou que vai tomar muito tempo, você pode estar… Pode não! Está cometendo um dos maiores erros no seu negócio.

Construir-lista-de-email2

Hoje existem inúmeros meios e caminhos de se trabalhar como afiliado: tendo um Blog, postando vídeos, interagindo nas redes sociais etc.

E como vivemos na época onde tudo “tem que ser” rápido, um meio de vida fast-food, onde as pessoas se tornaram menos pacientes e mais imediatistas, tudo para ontem, com esse tipo de erro não seria diferente.

Você afiliado opta por trabalhar com apenas um caminho, até aí tudo bem. Tudo bem em termos, por que sempre aprendi que “quem tem um, não tem nenhum”. (fica a dica).

Vale lembrar aqui o falecido “Orkut”. Quando que as pessoas iriam imaginar que este viria a desaparecer? Bem, opiniões a parte e vamos em frente.

Foco, Impacto e Criatividade

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente a atualizações do blog!

Voltando, aí com os resultados chegando, você não quer nem pensar em ficar criando relacionamentos com as pessoas por meio de e-mail. Quer investir cada centavo ganho em sua “mina de ouro”.

Esse pode ser o seu maior erro, pois se algum dia esse caminho fechar ou sofrer alguma modificação drástica, seu negócio poderá estar totalmente comprometido.

Dica: vamos a elas:

  • Tudo que é em excesso tende a não ser benéfico, mesmo que seja algo bom.
  • Na vida, precisamos sempre procurar agir com bom senso. Ter equilíbrio. E aqui não quero dizer para você “ficar em cima do muro” ou agir com imparcialidade.
  • Criar e ter sua lista de e-mail é o maior ativo que você pode construir em seu negócio online. Isso porque se houver qualquer problema, seja aonde for, você terá sua lista, seu público fiel que te conhece, interage contigo e confia em seu trabalho.
  • Ah! Vale ressaltar que na vida você terá que, em alguns momentos, ser extremista ou até imparcial, mas repito: em alguns momentos.

 

Agora vamos ao outro ponto. Você quer ganhar tempo e acaba sendo levado a um erro clássico na hora de buscar tráfego para seu negócio.

Você compra listas de e-mails visando acelerar todo o processo. Mas, lembra-se do exemplo do agricultor, quando falamos sobre maturação?

Agindo assim, você conseguirá uma pequena fração do seu tráfego pago, mas este virá de forma desqualificada, o que pode te causar problemas.

Dica: Existem outras formas de se investir em tráfego para seu negócio e aqui quero te recomendar a assistir ao vídeo abaixo:

Erro # 06 – Não se relacionar com seu público-alvo

Digamos que você tenha entendido a importância de criar a sua lista de e-mail.

Toma as ações cabíveis a fim de captar leads (novos inscritos) para seu negócio online. Por meio de conteúdos de grande relevância você os disponibiliza a seu público em troca de seus e-mails.

Pronto! Digamos que você tenha uma média de 350 inscritos em sua lista de e-mails. E aí tudo para.

relacionando-com-lista-de-email

Você não se relaciona com seu público mesmo sabendo que as pessoas continuam a entrar em sua lista. Caso não tome nenhuma atitude, da mesma forma como as pessoas chegaram a você, elas irão embora. Relacionamento é tudo.

Dica: O relacionar-se com seu público remete a intenção de estar sempre ajudando, contribuindo de alguma forma. Seja com artigos memoráveis, vídeos, dicas, recomendando produtos, tirando dúvidas, resolvendo problemas, etc.

Afinal as pessoas chegaram até você e agora você tem a responsabilidade de “cuidar delas”. Agindo assim, você, com o passar do tempo, se tornará uma referência para elas, uma autoridade dentro do seu nicho.

Trate seu público-alvo com respeito e atenção ainda que seu tempo seja corrido. Pois lembre-se, ele é seu maior legado (lista de e-mails).

Erro # 07 – Não criar um blog ou site

Mais uma vez não poderia de citar esse erro. Muitos afiliados tomam essa decisão, mais uma vez por achar que ter um blog é algo que vai lhes “roubar” seu precioso tempo.

E com essa atitude acabam se tornando nômades digitais. Pessoas sem uma identidade e um endereço fixo. Ficam constantemente mudando de lugar.

Ter-um-blog

Após esgotarem ou se esgotarem todos os recursos daquele lugar, partem em retirada em busca de “novas pastagens”. Ninguém os encontra, andam errantes sem paradeiro, uma vez que não criam relacionamentos, raízes.

Dica: Hoje existem vários meios de se manter um blog. Se você não deseja ter muito trabalho, muitos serviços podem ser terceirizados. Mas uma coisa é certa: Não deixe de tê-lo!

Com seu blog, você tem um endereço online, sua “casa” onde você pode receber as pessoas. Não acontece assim quando convida seu amigo (relacionamento) para ir a sua casa?

Você todo feliz não vai mostrando os aposentos? Seu lar é um pequeno registro da sua identidade, sua personalidade.

Então, com seu blog é a mesma coisa, As pessoas podem encontrar você, visitar, ver seu blog, a estrutura dele, seus artigos e outras coisas mais. Ficou claro?

Você pode estar em vários lugares, mas um dia terá que voltar para casa.

Portanto, tenha seu canal no Youtube, seu perfil nas redes sociais, ande por todos os lados, seja visto e conhecido. Mas no final convide todos para irem a sua “casa”, seu blog.

Erro # 08 – Não colocar em prática o aprendizado

Quando você adquire um curso, seja ele qual for, é certo que existe uma sequência de ensinamentos e ações que devem ser tomadas a fim de que o curso cumpra o seu propósito.

Mas se você apenas paga por um bom curso e não aplica o que aprendeu, está jogando o seu dinheiro fora.

É semelhante a uma receita de bolo. Se você não cumprir exatamente o que está escrito, tudo será em vão e sua receita não dará certo.

Receita-de-bolo-errada

E no final, a culpa não é do curso em si, mas na falta de aplicabilidade dele.

Dica: Siga, respeite e pratique cada passo do curso, não antecipe e nem atrase nada. Fazendo isso verá o progresso acontecer, tudo tomando forma até chegar ao produto final.

E lembre-se, não deixe a massa do seu negócio desandar. 

Erro # 09 – Não reinvestir em seu projeto e atualizar-se

Pense comigo, estamos em 2016 e você tem um carro antigo semelhante ao da foto.

carro-antigo

Então você, todo feliz, sai para dirigir em uma via-expressa, dessas bem movimentadas e no horário de rush. Certamente você dará um nó no trânsito.

Citei esse exemplo porque dois erros acontecem quase que constantemente com muitos afiliados depois que começam a atingir seus resultados.

  • Não reinvestem em seu projeto. Gastam todos os recursos conquistados em outras coisas, até necessárias, mas se esquecem desse detalhe tão importante.
  • Não procuram se atualizar, param no tempo e espaço. Mantendo todo o seu negócio da mesmíssima forma desde quando começaram.

Parado-no-tempo

Dica: Procure separar uma importância para sempre estar reinvestindo em seu projeto. Comprando novas ferramentas, templates, serviços, material de escritório, etc.

Pois se engana quem pensa que seu negócio limita-se apenas em seu blog. Você precisa de mesa, cadeira, computador, impressora, boa conexão etc.

Além disso, é fundamental que você esteja sempre se atualizando não apenas com conhecimento, mas também com software novos, plugins, mudanças que estão sempre ocorrendo e muito mais.

Portanto, fique esperto e não se prenda ao passado. Invista e atualize-se!

Erro # 10 – Ser vencido pela falta de persistência e disciplina

Por fim, chegamos ao último erro. E, em minha opinião, eu considero um dos mais, senão o mais perigoso de todos.

Você deve estar se perguntando: Por que ele acha isso? Porque até hoje, se não atentar para isso e ficar vigilante, acabo tropeçando nele. Sim, é sério!

Muitos afiliados ficam pelo caminho, uns por falta de persistência, pois as dificuldades certamente virão e você terá que superar cada uma delas. Outros, por sua vez, pela falta de disciplina.

Sem disciplina as coisas tendem a perder o controle e entrar em “colapso”.

Dica: Não se isole. Tudo se torna mais difícil quando estamos sozinhos (entende agora a importância de se criar relacionamentos?).

Compartilhe suas dificuldades, peça ajuda quando precisar. Ela vem de onde se menos espera.

Nada como um dia após o outro. Leve um dia de cada vez. E vá superando as dificuldades que surgirem.

Seja disciplinado. Faça um planejamento de suas atividades, organize-se. Tenha e mantenha “as rédeas” em suas mãos. Tenho certeza que você consegue.

Já que chegamos ao fim, hora agora de reavaliar. Procure fazer um check list de como tudo tem andado. Você e seu negócio.

E caso encontre algo, corrija logo.”Não dê sorte ao azar!”

Forte abraço e até o próximo artigo.

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário.

Coloque seu e-mail abaixo para se juntar a várias pessoas bacanas do Guia Viver Online Hoje, para receber novos conteúdos, vídeos e dicas.

Ah! Compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem para que também não venham a cometer esses erros.

Conteúdo Exclusivo

Insira seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Marcelo

~> http://www.GuiaViverOnlineHoje.com/ - Empreendedor Digital - Sempre acreditei que toda pessoa possui virtudes e talentos que ainda não foram descobertos, os quais podem elevá-la a níveis jamais vistos e alcançados. Empreender transforma, mudou minha vida e a maneira de ver o mundo e as pessoas. Hoje vivo trabalhando com Marketing Digital e ajudando outros a conquistarem seus sonhos e ideais por meio desse segmento tão transformador.

Website: http://www.guiaviveronlinehoje.com

7 Comentários

  1. Valéria

    Muito bom! Gostei muito do artigo!

  2. alexsandro

    Amigão boa noite! sou leigo e gostaria de saber se consigo desenvolver o trabalho mesmo não tendo muito conhecimento?

    • Sim é possível, entretanto a possibilidade de se cometer erros tende a ser maior e também o tempo gasto para esse fim seguirá pelo mesmo caminho. É claro que você consegue até ter algumas informações por meio de vídeos tutoriais.
      Mas o ideal é que você venha a conhecer cursos ou treinamentos a respeito, pois eles mostram o passo a passo.
      Caso queira mais informações, acesse a página de cursos e treinamentos que recomendo. Com certeza irão te ajudar.
      Na dúvida estou a disposição,
      Abraço.

  3. Valéria

    Olá! Seu artigo está muito bom! Realmente se não tivermos cuidado acabamos caindo nestes erros.

    • Sim, obrigado. Esses erros são muito comuns e é sempre bom ficarmos atentos. Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *